Atualidade da eficiência energética
O edifício-sede da Caleffi em Portugal: Classe A+ e NZEB21
O nosso compromisso sustentável.
O nosso compromisso sustentável.
Projeto consiste na construção de uma residência para alojamento de estudantes, docentes e investigadores, integrada num novo campus politécnico em meio urbano, pensada de raiz para promover a sustentabilidade ambiental e social e atingir as metas definidas no acordo de Paris.
Abordagem da empresa à eletrificação permitiu que um edifício com 150 quartos transformasse a carência de uma conexão elétrica adequada numa vantagem.
A 11ª Conferência Passivhaus Portugal está construída para ser uma edição muito completa, dinâmica e transversal sobre NZEB e Passive: tanto para quem visita pela primeira vez, como para quem já visitou em anos anteriores.
Compromisso entre o COREPER e a Comissão ITRE estabelece novos objetivos de poupança de energia tanto no consumo de energia primária como final na União Europeia.
Prazo termina a 31 de outubro de 2023. Entre outras medidas o programa permite substituir janelas, instalar painéis solares ou ar condicionado.
O prazo para apresentação das candidaturas ao incentivo decorre até 31 de outubro de 2023.
Em Portugal, assim como noutros países na Europa, a importância e preocupação referente à eficiência energética nos edifícios tem crescido nos últimos anos. Nesse sentido têm sido implementadas diversas políticas e programas de incentivos com o objetivo de melhorar a eficiência energética das habitações portuguesas.
A Homegrid, em parceria com a Passivhaus Portugal, desenvolveu um roteiro pelos vários edifícios Passive House em Ílhavo.
A Resideo Technologies Inc, fornecedora global de soluções de segurança e conforto doméstico, anunciou hoje que está respondendo aos desafios de eficiência energética de instaladores e consumidores com o lançamento em toda a Europa de sua nova linha de termostatos de ambiente Honeywell Home DT4.
Portugal situa-se como um dos três países com maior vulnerabilidade à pobreza energética, principalmente devido à incapacidade de manter temperaturas de conforto térmico nas habitações. É neste cenário que surge o projeto Ponto de Transição - um modelo inovador de ações de proximidade ao nível do município ou da freguesia.
Vivemos momentos de transição. Transição energética, transição digital e transição social. Porque não aproveitar as atuais transições para adaptar e transitar os edifícios para uma verdadeira lógica de sustentabilidade?
Promotora imobiliária está a promover o empreendimento Herdado do Meio, no Seixal, num investimento de 30 milhões de euros. Moradias virão equipadas com painéis solares que lhes dará autonomia energética.
Segundo a Lumelco Portugal, o desempenho desta bomba de calor torna-a a solução certa para espaços como hotéis.
O foco na eficiência energética é fundamental para alcançar as metas de sustentabilidade. Mas para potenciar o seu impacte é fundamental que se coloquem em práticas métodos e métricas precisas de quantificação das poupanças. Neste artigo ficamos a conhecer essas metas e as principais alterações introduzidas à Diretiva da Eficiência Energética (DEE).
Todos os anos, repete-se o mesmo. Com a chegada dos primeiros dias de outono, multiplicam-se as notícias na comunicação social dando conta de que grande parte dos portugueses passa frio em casa e não tem recursos para aquecer devidamente as suas habitações, e que Portugal apresenta os piores indicadores de pobreza energética da União Europeia [1,2].
O Programa visa incentivar a aplicação ou substituição de isolamentos térmicos em fachadas, coberturas e pavimentos, com especial destaque para materiais de base natural (ecomateriais) ou que incorporem materiais reciclados.
ADENE explica que medidas podem ser adotadas para assegurar o mínimo nível de conforto, ao mesmo tempo que se garante a sustentabilidade e poupanças nas faturas de eletricidade.
Parceria enquadra-se no âmbito da rede de parceiros CLASSE+.
Editorial da edição n.º 316 da Revista O Instalador.
Numa época em que poupança e sustentabilidade são dois dos temas em discussão por parte dos cidadãos, os sistemas solares térmicos surgem cada vez mais como uma solução eficiente para a produção de Águas Quentes Sanitárias (AQS). A produção de AQS é dos maiores fatores de consumo de energia do imóvel, representando cerca de 25% do consumo energético total, segundo dados do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), da ADENE...
oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal