Atualidade do setor elétrico
ERSE aprova novos regulamentos do Setor Elétrico
Documento resulta de consulta pública que decorreu entre 28 de março e 31 de maio de 2023.
Documento resulta de consulta pública que decorreu entre 28 de março e 31 de maio de 2023.
Entre as conclusões do evento destaque para a necessidade da criação de regulamentos claros e atualizados será fundamental para garantir a harmonia entre inovação e segurança no setor. A par disso as empresas precisarão se manter competitivas acompanhando os avanços tecnológicos, investindo em formação e desenvolvendo soluções seguras e eficientes
Abordagem da empresa à eletrificação permitiu que um edifício com 150 quartos transformasse a carência de uma conexão elétrica adequada numa vantagem.
Caixas de encastrar e caixas para paredes ocas
Sabendo-se que a iluminação corresponde a cerca de 15% do consumo elétrico total e até 50% da fatura de energia dos municípios, a troca total para tecnologia LED só por si permitiria cumprir um terço do objetivo de eficiência energética, reduzindo a pegada ecológica e oferecendo iluminação de maior qualidade. Mas isso não está a acontecer.
Novo Plano Estratégico apresentado pela empresa prevê investimento de 25 mil milhões de euros até 2026 para potenciar renováveis e suportar os compromissos de neutralidade carbónica do grupo.
Segundo a empresa a solução permite reforçar a segurança dos trabalhadores na exposição ao risco elétrico que possa existir nas instalações de muito alta tensão.
Aquele que foi o primeiro debate público a nível nacional, organizado pela ERSE contou com cerca de 900 participantes.
A lâmpada elétrica é referida frequentemente como tendo sido uma das invenções que mais mudaram o mundo. Desde o século XIX que a tecnologia de iluminação tem evoluído significativamente e recentemente passou a incorporar mecanismos ‘inteligentes’. Nos sistemas de iluminação ‘inteligente’ os dispositivos são conectados à rede para possibilitar a comunicação bidirecional, permitindo novas funcionalidades e o controlo do sistema...
A iluminação portuguesa concluiu 2021 com excelentes resultados nas suas exportações, tendo conseguido atingir no ano que passou vendas externas superiores a 113 milhões de euros, um aumento de 20% face a 2020, e superior a 2019, antes da pandemia.
A iluminação desportiva apresenta particularidades interessantes e desafiantes. Está tipicamente ligada a grandes áreas e, em alguns casos, com níveis de Iluminação bastante elevados. Estes dependem do tipo de desporto, tendo em conta a dimensão da bola e a velocidade da mesma, mas também o nível de competição e os requisitos das respetivas ligas ou associações desportivas.
Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Coimbra (UC), Universidade da Beira Interior (UBI), Universidade do Porto (UP) e Universidade do Minho (UM) avaliou o potencial impacto económico e social de tecnologias resultantes de um projeto de investigação, ainda com baixo nível de maturidade tecnológica, mas com elevado potencial de serem desenvolvidas num prazo mais alargado no contexto da evolução para as redes elétricas inteligentes...
Grupo IEP lança novo catálogo de formação especializada.
A 16ª edição do Light Middle East terá lugar no World Trade Centre do Dubai, de 17 a 19 de janeiro. Um evento que coincidirá com a edição inaugural do Intelligent Building Middle East, onde se esperam mais de 140 expositores de cerca de 45 países, mais de 6.500 visitantes e cerca de 70 oradores.
A RELOP - Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa, cujo secretariado permanente é assegurado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, anunciou a abertura do concurso do Prémio Maria Cristina Portugal 2022, uma iniciativa que visa distinguir o melhor artigo técnico na área da regulação dedicado ao tema 'Transição Energética'.
Poupanças no preço da eletricidade com alterações que resultam das tarifas de acesso às redes e do impacto das renováveis na aplicação do Mecanismo Ibérico.
A caixa de derivação mais compacta da gama, que tem tudo como uma grande.
Montante será utilizado na aquisição de gás. Há ainda um outro apoio de 2500 milhões de euros na de eletricidade.
A consciência já existe: há uma mudança de paradigma em curso e que é irreversível.
Nos dias de hoje, a conta da eletricidade é uma grande preocupação. É, portanto, normal procurar formas de poupar o máximo possível. Uma das melhores formas de o fazer é com uma tomada inteligente com um contador de consumo, que lhe permitirá controlar o consumo de um aparelho e desligá-lo se necessário. Vejamos como funciona e as vantagens que oferece.
A partir de janeiro de 2023 será cobrado e discriminado na fatura dos clientes da Endesa o valor do custo do mecanismo de ajuste do Mercado Ibérico de Eletricidade. Este custo irá variar mensalmente. No entanto, a Endesa irá reduzir o preço da eletricidade para os seus clientes, com o intuito de manter o valor global da fatura.
oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal