Atualidade do setor renovável
Concurso de eólica offshore com 50 entidades interessadas
Empresas individuais e consórcios vão ser convidadas a participar na fase de diálogo que irá decorrer em janeiro de 2024.
Empresas individuais e consórcios vão ser convidadas a participar na fase de diálogo que irá decorrer em janeiro de 2024.
A instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios é uma decisão estratégica para aumentar a eficiência energética e reduzir o impacto ambiental. Ao investir em painéis fotovoltaicos de alta qualidade e em empresas e profissionais confiáveis, está a colaborar na redução da dependência dos combustíveis fósseis, e consequentemente, para um futuro mais verde e sustentável.
Evento, organizado pela FELPT, está agendado para dia 28 de novembro.
Evento, no qual será apresentado um caso de estudo de aplicação do AQUA+ Hotéis, está agendado para o dia 22 de novembro, às 14h15, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira.
Cursos de “Montador de Painéis Solares", em Gavião, "Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos" em Abrantes e "Modo de Produção Biológico" em Gavião são os novos cursos gratuitos para impulsionar o desenvolvimento económico e criar oportunidades de emprego na Região de implantação do Projeto de Transição Justa do Pego.
Os números do Boletim de Eletricidade Renovável* da APREN relativo a outubro de 2023 já estão disponíveis.
A maior empresa ibérica especializada em soluções de proteção térmica e solar para edifícios- que já utiliza energias renováveis nas suas unidades de produção – agora também as incorpora nas suas soluções de vanguarda. A Saxun acaba de lançar um sistema de proteção solar 100% sustentável e acionado pela energia do sol.
Estudo sobre o Impacto da Eletricidade de Origem Renovável revela que a produção de eletricidade a partir de Fontes de Energia Renovável (FER) teve um impacto líquido positivo de cerca de cerca de 17,1 mil milhões de euros no período 2018 – 2022, dos quais 13 mil milhões dizem respeito a 2022. Consumidores domésticos pouparam cerca de 133 euros por mês.
Expositores ficaram surpreendidos com a adesão e consideram regressar, caso a feira se repita.
Apenas uma perspetiva integrada do sistema energético, em termos de necessidade de flexibilidade, segurança de abastecimento e previsão de consumo, pode assegurar um planeamento de rede que otimize a sua utilização em paralelo com a necessidade de expansão da mesma.
Nos próximos anos, Portugal deverá centrar os esforços de desenvolvimento dos projetos eólicos offshore no aproveitamento do potencial existente em baixas profundidades. O aproveitamento do potencial eólico com plataformas flutuantes será uma perspectiva mais a médio prazo, que dependerá dos avanços tecnológicos e da redução natural da curva de custos associados, impulsionado pelo elevado crescimento do número de projetos concretizados a nível global...
Diploma abre caminho ao lançamento concorrencial relativo à atribuição dos títulos de reserva de capacidade para injeção na rede elétrica de serviço público.
Formação está agendada para 13 de outubro.
Evento, organizado pelo Projeto GeoSustained, está agendado para o dia 29 de setembro.
Do ponto de vista tecnológico, o projeto da Endesa para o Pego, combina os principais eixos da estratégia portuguesa agora anunciada pelo Governo no PNEC, compondo-se de uma capacidade de produção solar de 365 megawatts (MW), eólica de 264MW, de armazenamento com baterias de 168MW, e de produção de hidrogénio verde, hibridizados sobre somente 224MVA de capacidade de injeção na rede elétrica.
Antecipa-se que o Sul e o Centro da Europa irão tornar-ser gradualmente mais secos e quentes, o que por sua vez terá impacto sobre todas as actividades humanas e em especial sobre a quantidade de água potável disponível seja para consumo humano, seja para outras actividades. A solução passará pela conjugação da redução com consumo com a melhor gestão da oferta de água.
Nos últimos cinco anos projetos para a promoção da eficiência energética nas suas fábricas evitaram a emissão de 23 mil toneladas de CO2.
A produção descentralizada de energia é essencial ao bom desenvolvimento do sistema elétrico, traz enormes vantagens e é incompreensível que Portugal seja um dos países europeus com menor taxa de implementação destes sistemas por habitante.
Continuação do número anterior.
Hoje, graças ao autoconsumo, qualquer pessoa pode agora ter um papel ativo e independente na produção de eletricidade, até aqui um domínio exclusivo das utilities.
O evento terá lugar nos dias 27 e 28 de setembro, na Exponor, no Porto.
oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal