Atualidade para os mercados lusófonos
Conferência internacional debate energia renovável em Angola
Evento decorre nos dias 5 e 6 de julho e terá lugar no MAAN - Memorial Agostinho Neto, em Luanda. Será transmitida simultaneamente online.
Evento decorre nos dias 5 e 6 de julho e terá lugar no MAAN - Memorial Agostinho Neto, em Luanda. Será transmitida simultaneamente online.
A RELOP – Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa promove, dia 9 de novembro de 2022, a XIII Conferência anual dedicada à resiliência e transição energética, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto.
A central, situada no recinto da central diesel de Santo Amaro, enquadra-se num projeto orçado em cerca de 690.000 dólares.
Nos dias 20 e 21 de julho, São Tomé e Príncipe recebe aquela que será a primeira Conferência Internacional de Energia Sustentável em São Tomé e Príncipe.
Dotado de abundantes recursos naturais, entre os quais se destacam o potencial hidroelétrico, reservas de gás natural (14º país a nível mundial), carvão e minerais (titânio, tântalo e grafite, entre outros), Moçambique possui, aproximadamente, 2 500 Km de costa com numerosos recursos piscatórios, que constituíram a principal fonte de exportação do país até ao desenvolvimento da indústria do alumínio...
Tema dá o mote a evento híbrido que se realiza a 25 de maio em Maputo, Moçambique, e também online.
Evento está agendado para as 10 horas de dia 21 de abril.
O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, inaugurou a Planta Solar de Metoro, em Cabo Delgado, acompanhado pelo Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, e pelo Presidente do Conselho de Administração da Eletricidade de Moçambique, Marcelino Gildo Alberto.
Tema estará em debate a 24 de fevereiro.
Conclusão é de um relatório conjunto da IRENA e do AfDB.
Decorreu no mês de dezembro uma reunião do comité de pilotagem de encerramento do Programa de Apoio ao Setor das Energias Renováveis (PASER), durante a qual o ministro da Indústria, Comércio e Energia cabo-verdiano, Alexandre Monteiro, referiu que o Governo tem como objetivo alcançar 30% de produção de energia elétrica de fontes renováveis em 2025.
A ALER - Associação Lusófona de Energias Renováveis e a AMER - Associação Moçambicana de Energias Renováveis, com o apoio do GET.invest Mozambique - financiado pela União Europeia e Alemanha, e integrado no programa europeu GET.invest - estão a organizar a conferência 'Renováveis para autoconsumo em Moçambique', no hotel Radisson Blu, em Maputo, e com transmissão online, a 30 de novembro.
Decorreu nos dias 20, 22 e 24 de setembro, por videoconferência, a 1ª Conferência Passivhaus Brasil 2021 com a organização da Associação Passivhaus Portugal, Homegrid, Passivhaus Institut, International Passive House Association e Instituto Latinoamericano Passivhaus.
A 30 de setembro vai decorrer o evento 'a ASAER e a promoção das energias renováveis em Angola'.
A Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP) publicou um relatório onde examina as repercussões sentidas pela pandemia Covid-19 na regulação do setor energético, ao longo de 2020, que abrange as medidas tomadas pela ERSE.
Centenas de milhares de painéis solares da Q CELLS estão a ser instalados em dois locais em Angola, formando a espinha dorsal de um projeto fotovoltaico de 370 MW que se tornará o maior da África subsariana após a sua conclusão.
A Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) e a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER), com o apoio do GET.invest, prepararam um documento que compila e organiza a informação mais relevante e atual do mercado das energias renováveis em Moçambique.
A Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) e a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) vão organizar nos dias 22 e 23 de março o Fórum de Investimento Europa-Moçambique: Renováveis em Moçambique 2021.
Investimento de $100 milhões, inaugurado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, é operado e gerido através da mais moderna tecnologia digital da Indústria 4.0 (IoT).
Teve lugar, a 5 de novembro, a sessão III dedicada à ‘inovação no setor elétrico para a democratização do acesso à energia e proteção dos consumidores’. O evento, em formato webinar, realizou-se no âmbito do ciclo de debates ‘democratização do acesso à energia: regulação e cidadania’, organizado pela Associação dos Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa (RELOP). Revista O Instalador acompanhou a iniciativa...
As obras de construção da Central Meteoro, a maior central solar a ser instalada no país até ao momento, arrancaram oficialmente numa sessão que contou com a presença do presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi.
oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal