Nuno Roque, Diretor-Geral da APIRAC
16/02/2026
A inovação tecnológica tem sido um dos motores do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida. Em termos tecnológicos, e por razões de natureza ambiental e energética, o caminho da diferenciação empresarial que daí resulta para o negócio apontará para o crescimento e a competitividade contínuos do Setor, mas também para exigências de relevo assentes na nova realidade a que é preciso dar resposta: uma competência acrescida para enfrentar os desafios que a inovação implicará na adoção das novas soluções tecnológicas.
As bombas de calor oferecem simultaneamente capacidades de aquecimento e arrefecimento. Além disso, os sistemas de bombas de calor podem capturar o calor residual gerado durante o arrefecimento ou ventilação e reutilizá-lo para fins de aquecimento, incluindo aquecimento de espaços e fornecimento de água quente. Esta abordagem integrada permite a descarbonização total e reduz os custos de eletricidade devido à elevada eficiência energética destas tecnologias.
Existem fatores de grande relevância que podem influenciar o seu êxito, nomeadamente decisões políticas, regulamentação e fiscalização. Tradicionalmente, este último fator surge a posteriori, com o propósito de evitar que a utilização de novas tecnologias crie situações de concorrência desleal e, sobretudo, de proteger os direitos de empresários e consumidores.
Neste propósito, a APIRAC recomenda ao Governo que associe explicitamente normas mínimas de desempenho energético à instalação obrigatória de tecnologias limpas, como as tecnologias de bombas de calor, em projetos de habitação a preços acessíveis.
A APIRAC insta o Governo de Portugal a respeitar e aplicar plenamente as iniciativas e os quadros legislativos e regulamentares existentes e recomenda que inclua o princípio da eficiência energética e da qualidade do ar interior em primeiro lugar. É necessária uma abordagem mais ampla e inclusiva para alcançar os objetivos sociais e climáticos da União Europeia em Portugal.
Ao longo da sua existência, a APIRAC tem desempenhado um papel crucial na representação dos interesses das empresas do Setor. A associação tem sido uma voz ativa junto das entidades governamentais e organismos internacionais, contribuindo para a definição de políticas e regulamentações que promovam um mercado mais eficiente e competitivo.
Ao longo de 2026, a APIRAC irá continuar a alimentar a atividade setorial com ações na defesa e promoção dos negócios dos seus Associados. Será também um ano de diversas novidades e surpresas que moverão, certamente, energia e ânimo para o futuro extremamente desafiante que temos pela frente.


oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal