O CEO da LG Electronics, Lyu Jae-chul, anunciou uma estratégia assente em três pilares para reforçar a competitividade fundamental, acelerar a transição para um portefólio de alta performance e fortalecer uma estrutura de crescimento baseada na rentabilidade.
Foi apresentada uma estratégia assente em três pilares: reforçar a competitividade fundamental, acelerar a transição para um portefólio de alta performance e fortalecer uma estrutura de crescimento baseada na rentabilidade.
Lyu afirmou que a LG tem de responder a um ambiente empresarial em que as fronteiras da indústria, as dinâmicas competitivas e os ciclos tecnológicos estão a mudar mais rapidamente do que nunca. “Os paradigmas das indústrias e da concorrência estão a mudar a uma velocidade sem precedentes. Acompanhar o ritmo dos outros não será suficiente. Temos de compreender claramente o ecossistema competitivo e avançar mais depressa e executar melhor do que os nossos pares para permanecermos competitivos”.
A LG vai reforçar a sua competitividade fundamental ao elevar o nível de desempenho em toda a cadeia de valor, alargando o gap tecnológico face aos concorrentes.
Este esforço assenta em dois pilares:
Para melhorar sistematicamente a performance em qualidade de produto, estrutura de custos, design e rapidez, a LG criou a Innovation Drive Division, que reporta diretamente ao CEO. Esta organização funcionará como uma torre de controlo transversal à empresa para a transformação nas áreas de desenvolvimento, produção, supply chain e vendas. Lyu afirmou que vai supervisionar pessoalmente os objetivos a alcançar e os progressos em cada área.
Na área de I&D, a LG vai concentrar ainda mais recursos na “Winning Tech” – tecnologias selecionadas com base no valor para o cliente, no potencial de negócio e na competitividade tecnológica. Estas tecnologias serão aprofundadas e escaladas para liderar os mercados, em vez de simplesmente seguir tendências. Em áreas que se prevê tornarem-se motores de crescimento de longo prazo da indústria, a LG vai expandir parcerias com líderes globais para reforçar capacidades de desenvolvimento e comercialização de classe mundial.
A LG vai acelerar a transição para um portefólio de alto desempenho centrado em negócios com maior crescimento, rentabilidade e resiliência face aos ciclos do mercado.
As principais áreas de crescimento qualitativo incluem:
Esta mudança de portefólio já se encontra bem avançada. A quota destes negócios na receita total da LG aumentou de cerca de 29% em 2021 para 45% no segundo semestre do ano passado, enquanto a sua participação no lucro operacional subiu de 21% para cerca de 90% no mesmo período. A LG planeia acelerar ainda mais esta tendência através de investimento contínuo, inovação nos modelos de negócio e uma execução mais rigorosa.
Prevê-se que o negócio de soluções para veículos apresente este ano o seu melhor desempenho anual de sempre, apoiado por uma forte carteira de encomendas e pelo aumento da procura de componentes para veículos definidos por software (SDV) e veículos definidos por IA (AIDV).
O negócio de AVAC está a posicionar-se para o crescimento futuro através de soluções de refrigeração para centros de dados de IA (AIDC). Já o negócio de soluções para fábricas inteligentes registou encomendas no valor de 500 mil milhões de wons coreanos (cerca de 344 milhões de dólares) no ano passado, apenas dois anos após a sua comercialização.
Nos negócios não baseados em hardware, o modelo de subscrição de produtos da LG ultrapassou os 2 biliões de wons coreanos (1,3 mil milhões de dólares) em receitas anuais, e a plataforma webOS continua a crescer a um ritmo de dois dígitos, com mais de 260 milhões de dispositivos com webOS em utilização em todo o mundo. O negócio online D2C da LG também está a ganhar dinâmica, com as vendas de novembro – impulsionadas pela Black Friday – a aumentarem mais de 40% em termos homólogos.
Enquanto a transformação digital (DX) otimizou tarefas e processos individuais, a AX foi concebida para os integrar de ponta a ponta, permitindo uma tomada de decisão mais autónoma, orientada por dados, e mais rápida. A LG definiu como objetivo aumentar a produtividade global em 30% no prazo de dois a três anos, permitindo que os colaboradores dediquem mais tempo a trabalho de maior valor acrescentado, inovação e especialização profissional.
A IA já está a ser aplicada nas áreas de desenvolvimento, vendas, gestão da supply chain, compras e marketing. O chatbot interno da LG, LGenie – originalmente criado para apoiar tarefas rotineiras – está a evoluir para uma plataforma de agentes de IA a nível empresarial, baseada no EXAONE, o modelo fundacional da LG AI Research, e integrada com tecnologias externas de IA generativa, incluindo o Microsoft Azure AI Services, o ChatGPT da OpenAI e o Gemini da Google.
O total de recursos dedicados ao crescimento futuro – incluindo despesas de capital, software e IT, patentes e investimentos estratégicos como fusões e aquisições – deverá aumentar mais de 40% em termos homólogos. Parte deste financiamento resultará do capital gerado através da oferta pública inicial (IPO) da LG Electronics India.
O investimento será concentrado em áreas onde a LG pode tirar o melhor partido das suas competências atuais, incluindo AI Home, soluções para fábricas inteligentes, refrigeração de centros de dados de IA e robótica. Em paralelo, a LG vai procurar ativamente parcerias estratégicas para expandir capacidades e desbloquear novas oportunidades de crescimento.
oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal