Melhorar a eficiência energética dos edifícios e reduzir as emissões de CO2, através de materiais mais eficientes e sustentáveis, são importantes metas para a construção civil. O INEGI está ao lado do setor, tendo desenvolvido painéis sandwich com materiais compósitos mais leves e mais eficientes do ponto de vista térmico.
Estes painéis podem ser usados em diversos edifícios, sejam eles de natureza habitacional ou comercial, e já foram testados em contextos reais de utilização. Os protótipos desenvolvidos em materiais compósitos foraminstalados em “laboratórios vivos” em Espanha e na Alemanha, regiões com características climáticas distintas.
”Os testes realizados em condições reais comprovaram que os painéis sandwich conseguem manter uma temperatura interior confortável mesmo perante condições meteorológicas adversas, validando assim a eficácia do isolamento térmico e a resistência do sistema desenvolvido com materiais compósitos”, explica Susana Sousa, responsável pelo projeto no INEGI.
Os painéis sandwich desenvolvidos permitem uma melhor regulação térmica interna dos edifícios e uma redução considerável no consumo de energia associado ao aquecimento e arrefecimento.
Mas há outras características a destacar. Com uma densidade de aproximadamente 350 kg/m³, os novos painéis são mais leves do que materiais tradicionais, como o tijolo maciço, betão armado ou madeira.
“Esta leveza facilita não só o transporte como também a montagem e o manuseamento em obra, impactando positivamente a segurança dos trabalhadores e a eficácia do processo construtivo das fachadas”, refere Susana Sousa.
Também há benefícios ambientais a destacar: a maioria dos materiais podem ser reciclados ou reutilizados no final de vida útil. Esta inovação ganha especial relevo num contexto em que, de acordo com a União Europeia, o setor de construção é responsável por cerca de 36% das emissões de CO2 e 40 % do consumo total de energia.
Todo este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto iclimabuilt - Functional and advanced insulating and energy harvesting/storage materials across climate adaptive building envelopes, cofinanciado ao abrigo do programa Horizonte 2020 da União Europeia.


oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal