O uso de refrigerantes tradicionais em thermo-chillers apresenta alguns inconvenientes, seja pelo seu elevado Potencial de Aquecimento Global (PAG) ou por problemas de inflamabilidade ou toxicidade. As entidades reguladoras acompanham de perto esta questão, intensificando as restrições à sua utilização para proteger o ambiente. Neste contexto, após anos de investigação e desenvolvimento, a SMC antecipou-se e já dispõe de uma solução que promete transformar o setor.
O documento de referência sobre o uso de refrigerantes industriais é o Regulamento dos Gases Fluorados (F-gas Regulation). Com esta regulamentação, a União Europeia (UE) pretende alcançar mais uma meta do seu Pacto Ecológico Europeu, aproximando o continente do objetivo de redução de emissões em 55% até 2030 e da neutralidade climática em 2050.
O regulamento irá proibir refrigerantes com PAG (Potencial de Aquecimento Global) superior a 150 em chillers com até 12 kW de capacidade de refrigeração. Este limite é bastante mais rigoroso do que a legislação equivalente nos EUA, que estabelece 750 PAG. Mais importante ainda: a entrada em vigor está marcada para 1 de janeiro de 2027, o que significa que é necessário começar já a preparar uma nova estratégia.
Consciente deste desafio, a equipa de especialistas da SMC antecipou-se à mudança. Uma das primeiras iniciativas foi a introdução do refrigerante R454C. Com PAG de 148, o R454C será legal em chillers a partir de janeiro de 2027. A SMC já tem uma solução compatível com este refrigerante e, em breve, disponibilizará outra versão em formato rack.
Mas o que aconteceria se quiséssemos melhorar ainda mais esta solução? Embora seja de baixa inflamabilidade, o R454C continua a ser inflamável. Além disso, é expectável que as futuras regulamentações reduzam ainda mais os limites de PAG. E, por fim, muitas empresas estão já comprometidas com operações de impacto zero, o que exige soluções imediatas.
O PAG do CO₂ é 1. Importa destacar que o CO₂ não é inflamável nem tóxico.
A utilização de CO₂ implica um design totalmente novo de chiller, integrando várias inovações tecnológicas. Desde setembro de 2024, a série HRZC de thermo-chillers da SMC utiliza CO₂ como refrigerante, beneficiando do seu PAG ultrabaixo. A empresa continua a trabalhar no desenvolvimento de novas soluções para alargar a gama, garantindo a sua disponibilidade antes da entrada em vigor do regulamento.
A Regulamentação dos Gases Fluorados é uma realidade muito próxima. Se precisar de apoio para compreender como afetará os seus chillers atuais e futuros, a SMC é o parceiro de confiança. Fornecemos o suporte técnico necessário e, nos últimos anos, temos investido em investigação e desenvolvimento de soluções que cumpram a regulamentação de 2027 e eventuais revisões futuras.
Estamos comprometidos em dar respostas aos desafios da indústria atual. Porque nos importam as pessoas, importa-nos o planeta, importamos-nos consigo.
Descubra mais sobre as soluções de controlo de temperatura da SMC.
www.smc.eu/pt-pt
oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal