Informação profissional do setor das instalações em Portugal

1º semestre 2025 | Produção renovável representou 79,3% da eletricidade, segundo a APREN

25/07/2025

Segundo a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), Portugal continua a consolidar o seu caminho na transição energética, com as fontes renováveis a representar quase 80% da eletricidade produzida no primeiro semestre de 2025. A energia solar assume um protagonismo inédito, ultrapassando pela primeira vez a eólica no mês de junho.

Imagen

O mais recente Boletim Eletricidade Renovável da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) revela que, entre janeiro e junho deste ano, 79,3% da eletricidade produzida em Portugal Continental provieram de fontes renováveis. Este valor corresponde a um total de 26 059 GWh, com a energia hídrica a liderar o mix (9 606 GWh), seguida da eólica (6 835 GWh) e da solar (2 845 GWh).

Um marco importante assinala-se em junho, quando, pela primeira vez, a produção solar superou a eólica, ainda que por uma margem muito curta. Neste mês, a quota renovável chegou aos 68%, acompanhada de um crescimento significativo da geração elétrica nacional face a junho de 2024, impulsionado por um aumento da energia solar e do gás natural.

No panorama europeu, Portugal destacou-se como o quarto país com maior peso das renováveis na produção elétrica, ficando atrás apenas da Noruega, Dinamarca e Áustria. Durante este período, a produção renovável evitou a emissão de 5,7 milhões de toneladas de CO2 equivalente, gerando também poupanças superiores a 4,4 mil milhões de euros no mercado grossista.

O preço médio da eletricidade no MIBEL fixou-se nos 63,3 €/MWh, registando-se 1.196 horas — não consecutivas — em que a produção renovável supriu totalmente o consumo nacional.

Pedro Amaral Jorge, CEO da APREN, sublinha a importância destes dados: “Demonstram o impacto estrutural das renováveis no sistema elétrico nacional, não só do ponto de vista ambiental e económico, mas também na segurança e independência energética. É fundamental continuar a investir em soluções que reforcem as redes, o armazenamento e a flexibilidade para consolidar este progresso”.

Desde 2015, a capacidade instalada de energias renováveis cresceu 73,2%, com um aumento de 510 MW apenas entre dezembro de 2024 e maio de 2025 — grande parte graças ao crescimento da energia solar fotovoltaica, que ultrapassou a barreira dos 6 GW de capacidade instalada.

A APREN alerta para a necessidade de acelerar a criação de condições de mercado que valorizem o contributo das renováveis, assegurando uma transição energética sustentável, segura e competitiva.

Aceda ao boletim completo aqui!

REVISTAS

Válvulas Arco, S.L.Ordem dos Engenheiros

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    28/07/2025

  • Newsletter O Instalador

    21/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.novaagora.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial