Os websites do Grup Interempresas utilizam os seus próprios Cookies e de terceiros para fins técnicos e funcionais, para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode aceitar todos os cookies clicando no botão "ACEITO" ou configurá-los ou rejeitar a sua utilização clicando em "MAIS INFORMAÇÕES". 
ACEITOMAIS INFORMAÇÕES

Grupo Midea SGT
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Será que temos uma bala de prata?

Hélder Rodrigues, Coordenador da área de Mobilidade na Direção de Sustentabilidade e Mobilidade na ADENE16/06/2025
Depois de uma descida de 16% (devido à COVID-19) das emissões do setor dos transportes no ano de 2020, a curva das emissões recuperou paulatinamente à boleia do crescimento económico e, em 2023, foram emitidas 18.068 toneladas de CO₂ neste setor, um valor já superior ao de 2019. Embora a proporcionalidade entre a atividade económica e as emissões do setor seja hoje menor, o desacoplamento continua longe de se verificar — uma tendência incompatível com as metas nacionais de redução de emissões de 2030 e 2050.
As baterias dos automóveis 100% elétricos podem contribuir para que mais pessoas e empresas embarquem na transição energética...

As baterias dos automóveis 100% elétricos podem contribuir para que mais pessoas e empresas embarquem na transição energética.

Nas últimas duas décadas, a redução das emissões em Portugal — vista como um sucesso — deve-se em grande parte ao sistema electroprodutor e à penetração de energias renováveis que, em 2024, foi de 70%. Embora esta evolução nos deixe a todos orgulhosos, traz desafios como a ocorrência mais frequente de períodos de excesso de produção de energia solar e eólica. Esta situação leva a preços perto ou abaixo de 0€/MWh, criando, no mínimo, um problema para os produtores de energias renováveis que procuram vender a energia produzida à rede e, no máximo, desequilíbrios na rede com consequências imprevisíveis.

Este problema tem vindo a ser mitigado pela capacidade de armazenamento de algumas barragens nacionais, que absorvem energia durante o pico de produção solar e a disponibilizam nos picos de consumo, ao fim do dia. Está previsto um aumento desta capacidade, mas até lá são necessárias outras soluções para garantir a maximização da utilização da energia renovável disponível. Aqui, estados como o Texas ou a Califórnia — líderes na integração de baterias na rede — mostram que estas podem ser uma solução viável. Algo já reconhecido pelo Estado português, que vai apoiar com 100 milhões a instalação de baterias para a rede elétrica.

Neste caminho de utilização de baterias para equilíbrio da rede, há uma oportunidade que não devemos deixar escapar. As baterias dos automóveis 100% elétricos podem contribuir de forma importante para este equilíbrio, permitindo, em simultâneo, que mais pessoas e empresas embarquem na transição energética. Para podermos aproveitar este potencial, será necessária uma atuação determinada em, pelo menos, três vetores: legislação, infraestrutura e inovação nos serviços.

Hélder Rodrigues, Coordenador da área de Mobilidade na Direção de Sustentabilidade e Mobilidade na ADENE
Hélder Rodrigues, Coordenador da área de Mobilidade na Direção de Sustentabilidade e Mobilidade na ADENE

A revisão do regulamento da mobilidade elétrica poderá abrir oportunidades para fomentar estes serviços. A própria AFIR (Regulamento da Infraestrutura para os Combustíveis Alternativos) formaliza a figura de ‘Prestadores de Serviços de Mobilidade’. Na infraestrutura, a transposição da EPBD (Diretiva do Desempenho Energético dos Edifícios) irá impulsionar a disponibilização de infraestrutura de carregamento inteligente e bidirecional. Estas ações permitirão desenvolver e testar produtos e serviços inovadores para empresas e utilizadores de veículos elétricos, garantindo um maior retorno para estes utilizadores pela sua escolha.

Não temos uma bala de prata, mas temos uma bala de lítio. Fomentando a adoção de viaturas elétricas, a disponibilização de infraestrutura inteligente e serviços de flexibilização atrativos para o utilizador, podemos ter nas baterias dos veículos elétricos uma solução para que as emissões dos transportes iniciem uma tendência descendente, ao passo que a rede elétrica se torna mais verde e resiliente.

REVISTAS

Ordem dos EngenheirosVálvulas Arco, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    28/07/2025

Subscrever

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.novaagora.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial