Os ventiladores para a extração de fumos em situações de incêndio são regidos por rigorosas normas europeias, cujo objetivo é garantir níveis elevados de segurança durante emergências. Estudos demonstram que um sistema eficiente de extração de fumos é essencial para permitir a evacuação segura das instalações e facilitar a intervenção dos bombeiros.
Para cumprir este papel crítico, os ventiladores de extração devem ser capazes de operar a temperaturas extremamente elevadas durante o tempo necessário para as operações de combate ao incêndio. Assim, as suas características técnicas devem ser certificadas por entidades qualificadas e independentes, que realizam testes rigorosos de acordo com a classe de cada equipamento.
Atenta a estas exigências, a Arfit lançou uma nova gama de ventilação industrial em parceria com a marca italiana Elektrovent. A gama Arfit by Elektrovent inclui vários produtos HT e ATEX de elevada qualidade, desenvolvidos com foco na inovação e na segurança.
“Estes ventiladores foram projetados com especial atenção à engenharia de precisão, à otimização do desempenho aeráulico e à seleção rigorosa de materiais, resultando numa gama altamente fiável”, explicam os responsáveis da marca portuguesa.
Um dos principais fatores de fiabilidade destes equipamentos da gama ROOF é a separação total entre a zona do motor e a área exposta a fumos quentes, além da utilização de motores especificamente concebidos para resistir a temperaturas extremas.
Dentro da série HT da Arfit by Elektrovent, a gama DUCT-M-HT destaca-se pelo uso de componentes especializados – motor, impulsor e carcaça –, que diferem significativamente do modelo padrão. Estes ventiladores foram desenvolvidos especificamente para suportar temperaturas extremas, garantindo a evacuação segura de pessoas em cenários de incêndio.
A linha DUCT-M-HT inclui 15 tamanhos com diâmetros de turbina entre 310 mm e 1600 mm. Cada unidade é construída com:
Os ventiladores da série DUCT HT foram submetidos a testes rigorosos e certificados segundo a norma europeia EN 12101-3 - Sistemas de controlo de fumos e calor, Parte 3: Especificações para ventiladores. Esta certificação comprova a sua capacidade de funcionamento em condições extremas, resistindo em caso de incêndio por 120 minutos (F 200) a 200 °C, por 60 minutos (F 300) a 300 °C e por 120 minutos (F 400) a 400 °C.
O conceito de duplo funcionamento, conhecido como dual purpose, é um diferencial técnico que permite que os ventiladores DUCT-M-HT operem tanto em serviço contínuo a 40 °C, como em modo de emergência em caso de incêndio.
Os ventiladores da gama DUCT-M-HT são recomendados para instalações onde a extração de fumos em situações de incêndio é obrigatória, tais como parques de estacionamento, centros comerciais, hospitais, escolas, teatros e museus.
Principais características dos ventiladores HT:
oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal