Disterm
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Entrevista a Álvaro García, diretor comercial em Espanha e Portugal da Resideo

03/12/2024
O recente relatório da Resideo sobre as preocupações dos proprietários europeus relativamente aos preços da energia sublinhou a necessidade de soluções eficientes e económicas. Os instaladores desempenham um papel crucial na gestão energética das casas, e a Resideo posiciona-se como um parceiro importante neste contexto. O inquérito investigou as atitudes energéticas de 6000 proprietários de casas em França, Espanha, Alemanha, Bélgica, Reino Unido e Países Baixos. De seguida, entrevistámos Álvaro Garcia sobre as conclusões deste relatório e sobre a forma como a Resideo pode apoiar tanto os instaladores como os proprietários de casas.
Imagen

Quais eram os principais objetivos do inquérito aos proprietários de imóveis na Europa?

Em 2022, realizámos pela primeira vez o nosso inquérito sobre as atitudes dos consumidores de energia. Um dos objetivos da nossa atividade de 2024 era, portanto, compreender quais eram as opiniões atuais e como as perspetivas tinham mudado. Compreender o comportamento dos consumidores permite-nos ajudar os instaladores a satisfazer as necessidades energéticas crescentes e em mudança dos seus clientes.

De acordo com os dados recolhidos, quais são as preocupações mais importantes em relação aos custos da energia?

O que é muito claro é que o montante das faturas de energia e a forma de as reduzir é uma questão prioritária para muitas pessoas.

Existem grandes diferenças entre os inquiridos de diferentes países europeus?

De um modo geral, existem muitas semelhanças. A nossa investigação mostra que, de um modo geral, os consumidores veem os controlos de aquecimento como uma forma importante de resolver os desafios que enfrentam.

Em países como a França (83%), a Espanha (78%) ou o Reino Unido (70%), os inquiridos estão preocupados com os elevados custos da energia e, de facto, mais de 30% destes países estão a considerar não ligar o aquecimento este inverno. Que implicações pensa que isto tem para o bem-estar dos agregados familiares e para o consumo de energia?

É por isso que acreditamos que os instaladores podem acrescentar valor e ajudar os seus clientes. Manter o aquecimento desligado não tem de ser a solução. Por exemplo, mais de metade dos proprietários de casas inquiridos na Europa acreditam que precisam de mais informações ou não se sentem confiantes para definir corretamente os controlos do aquecimento para tirar o máximo partido do seu sistema, e muitos considerariam a hipótese de gastar dinheiro com os controlos de aquecimento adequados para lidar com os custos de energia.

Este inquérito mostra também que existe uma consciência ambiental significativa entre os países inquiridos. No entanto, mais de metade dos inquiridos na maioria dos países considera que necessita de mais informações sobre a forma de otimizar o consumo de aquecimento. Que estratégias está a Resideo a implementar para educar os consumidores nesta matéria?

O nosso objetivo é ajudar os instaladores a ajudar os seus clientes. As necessidades de aquecimento dos clientes de um instalador podem variar. No entanto, a nossa vasta gama de produtos visa facilitar-lhes a vida, oferecendo-lhes uma vasta seleção de soluções de aquecimento e hidrónicas adequadas para caldeiras, bombas de calor, radiadores e aquecimento por piso radiante.
Imagen

Com um interesse crescente em tecnologias de aquecimento com baixas emissões, como é que a Resideo está a abordar esta tendência nos seus produtos e serviços?

O inquérito revela que os proprietários de casas estão bastante interessados nas bombas de calor e quase um quarto expressou o desejo de explorar mais esta tecnologia. Ter os controlos certos para estes sistemas de baixa temperatura é muito importante. Do ponto de vista dos produtos Resideo, o nosso termóstato programável Honeywell Home T3 pode agora ser combinado com a tecnologia de bomba de calor e o nosso sistema de zonagem inteligente evohome é também compatível com a bomba de calor.

Quais os produtos Resideo que considera mais eficazes para ajudar os proprietários a reduzir as suas faturas de energia?

Os proprietários de casas têm diferentes necessidades de aquecimento e diferentes sistemas de aquecimento. Por conseguinte, os instaladores necessitam de uma gama de soluções diferentes para os apoiar. Os nossos produtos Honeywell Home são compatíveis com quase todas as aplicações, permitindo aos instaladores oferecer e instalar sistemas de aquecimento eficientes e adaptados às necessidades dos seus clientes.

Que papel pode desempenhar o instalador no aconselhamento de alternativas para reduzir o consumo?

Os instaladores estão na linha da frente do controlo do aquecimento e devem estar numa posição privilegiada para iniciar conversas com os clientes e oferecer orientação, desde a recomendação dos controlos de aquecimento mais adequados até ao aconselhamento sobre a forma de otimizar a gestão energética do sistema de aquecimento. A nossa investigação demonstrou que existe um público disposto a apreciar uma abordagem proativa.

A Resideo lançou várias soluções, como o Honeywell Home DT4 e o evohome, que caraterísticas tornam estes produtos particularmente atrativos para os consumidores?

O nosso termóstato DT4 ganhou prémios internacionais. Foi reconhecido pelo júri do Red Dot Design Award pela excelente qualidade e design do produto. Durante o processo de desenvolvimento do produto DT4, a nossa equipa de gestão de produtos passou algum tempo com instaladores em toda a Europa para garantir que teria um impacto positivo nos seus requisitos de instalação e aplicação, e para responder aos desafios de eficiência energética enfrentados pelos seus clientes. O nosso sistema de zoneamento inteligente evohome permite aos consumidores gerir facilmente a temperatura da sua casa, divisão a divisão, através de uma aplicação ou localmente.
Imagen

Dada a ênfase na otimização da gestão energética, que planos tem a Resideo para expandir a sua oferta ou melhorar o apoio aos instaladores no futuro?

Estamos sempre à procura de formas de garantir que os nossos produtos e soluções satisfazem as necessidades dos instaladores de hoje e de amanhã e dos seus clientes.

Por último, que mensagem gostaria de transmitir aos utilizadores finais sobre a importância dos controlos do aquecimento e o seu papel na gestão da energia?

Fale com o seu instalador. Ele ou ela está na linha da frente para o ajudar a gerir a sua energia. Pode ajudá-lo a identificar e recomendar os controlos de aquecimento mais adequados e orientá-lo na otimização da gestão da energia.
foto

REVISTAS

SoliusPanasonic PortugalSiga-nosBosch

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    23/12/2024

  • Newsletter O Instalador

    16/12/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.novaagora.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial