Disterm
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Monitorização de consumos: uma ferramenta chave para a eficiência

Amândio Ferreira, responsável pela área de Inovação da Elergone Energia e Helena Lima, responsável pela área de Consultadoria da Elergone Energia28/11/2024
A monitorização dos consumos é uma prática fundamental para empresas e organizações que procuram aumentos de eficiência operacional, controlo de custos e melhoria dos indicadores de sustentabilidade. O recurso a contagens de energia e subsequente acesso aos dados representa uma abordagem cada vez mais procurada, pouco dispendiosa e com benefícios claros.
Imagen
A eficiência energética é um propósito crucial para o desenvolvimento sustentável e para uma melhor utilização de recursos naturais e financeiros. Esta apresenta, por isso, grande importância não só na redução dos custos operacionais, mas também na diminuição dos impactos ambientais. Configurando-se, assim, como uma das principais linhas de ação na luta contra as mudanças climáticas e na preservação dos recursos. Esta é, aliás, uma temática de tal forma relevante que está presente nos mais importantes instrumentos de política energética e ambiental como sendo, por exemplo, o Plano Nacional de Energia e Clima ou o Roteiro para a Neutralidade Carbónica, onde se definem as principais orientações para alcançarmos as metas de descarbonização da Europa até 2050. Estas iniciativas têm promovido um conjunto de mudanças no mercado, impulsionando a adoção de medidas cruciais à transição energética.

No âmbito da nossa atividade, sentimos claramente que é cada vez mais importante encontrarmos respostas para um conjunto de desafios que as nossas empresas enfrentam. Por um lado, sendo capazes de identificar onde, quando e como os nossos clientes estão a consumir energia, permite-nos posteriormente definir medidas e sugestões de ajuste dos seus processos, que conduzam à diminuição de desperdícios ou aumentos de eficiência, resultando isto num impacto direto de redução dos seus custos operacionais e consequentemente contribuindo para um aumento da sua competitividade.

Amândio Ferreira, responsável pela área de Inovação da Elergone Energia
Amândio Ferreira, responsável pela área de Inovação da Elergone Energia
Por outro lado, existe a crescente necessidade de implementar e garantir medidas de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Uma monitorização eficiente dos consumos de energia permite o acesso a informação relevante para fomentar práticas mais sustentáveis, orientadas por exemplo à redução da pegada carbónica, o que se traduz num maior alinhamento das empresas com aquilo que são as normas ambientais e as metas de descarbonização da economia. A mesma informação, quando olhada de um outro prisma, pode ser utilizada para a deteção e prevenção de falhas e avarias. E aqui, com uma monitorização contínua, é possível identificarmos comportamentos anómalos e desvios relativamente aos padrões normais de consumo, o que nos ajuda a identificar e antecipar falhas nos equipamentos, permitindo ações preventivas e evitando custos acrescidos em manutenções corretivas.

Para responder a estas e outras preocupações dos nossos clientes, a Elergone Energia desenvolveu a plataforma CheckWatts, que garante a monitorização dos consumos de energia e de água, bem como de produção de instalações fotovoltaicas. Os nossos clientes ficam assim com uma visão 360º da sua matriz energética e de consumos, seja ao nível do edifício ou de forma agregada (para conjuntos de edifícios). Tudo isto é possível, graças à existência de dados recolhidos através de sensores previamente instalados nos edifícios dos nossos clientes. Todos esses dados são integrados numa plataforma que disponibiliza dashboards de consumos, relatórios detalhados sobre a sua utilização, gráficos comparativos com períodos homólogos, bem como outros indicadores. Esta ferramenta permite ainda a parametrização de um conjunto de alarmísticas, em situações por exemplo em que o consumo ultrapassa os limites estabelecidos, possibilitando assim uma gestão mais proativa.

Imagen
Em termos práticos, a monitorização de consumos já permitiu às empresas com as quais trabalhamos obter reduções significativas ao identificar anomalias de uma forma expedita e permitindo intervir atempadamente nas instalações. São diversas as situações em que identificamos, por exemplo, circuitos de iluminação e climatização ligados durante o período de encerramento de edifícios comerciais ou consumos excessivos dos sistemas de climatização, após análise com sistemas homólogos, que permitiram identificar uma má parametrização da temperatura ambiente. Em alguns destes casos foi possível atingir reduções de consumo acima dos 18%.

Registamos também um conjunto de situações onde a ferramenta foi crucial para identificar e planear deslastre de cargas de períodos onde o preço de energia era mais elevado. O deslastre de carga consiste na redução (total ou parcial) do consumo de um determinado equipamento. Também aqui conseguimos entregar impactos muito positivos dado que as poupanças energéticas que se verificaram em alguns edifícios foram expressivas, contribuindo para uma diminuição da fatura anual na ordem dos 5%, sem impacto na operação ou no nível de conforto.

Helena Lima, responsável pela área de Consultadoria da Elergone Energia
Helena Lima, responsável pela área de Consultadoria da Elergone Energia
Em suma, é inegável a importância dos dados nos dias de hoje e o seu impacto nas empresas. Acreditamos que a capacidade de recolher, processar e analisar dados é um layer absolutamente fundamental e necessário, mas numa visão mais holística constitui apenas a base da pirâmide. O impacto da transformação digital, transversal a tantas áreas da economia, faz-se sentir também no setor da energia. Durante os últimos anos, temos trabalhado afincadamente na criação de novas soluções que passam, por exemplo, pela integração dos dados de consumo de energia com modelos de inteligência artificial para apoiarmos de forma ainda mais efetiva e ágil os nossos clientes na tomada de decisão. Esta é apenas uma peça de um roadmap mais vasto de iniciativas de transformação digital, assente na integração e qualidade dos dados, que permitirá a criação de novos serviços orientados à automatização e digitalização da tomada de decisão, com foco claro nas necessidades dos nossos clientes.

REVISTAS

Siga-nosBoschPanasonic PortugalSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    23/12/2024

  • Newsletter O Instalador

    16/12/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.novaagora.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial