No total serão instalados cerca de 8 mil painéis fotovoltaicos numa área de telhado de 22.000 m², sendo que estas novas centrais têm um benefício ambiental equivalente à plantação de mais de 53 mil árvores.
O projeto representa um investimento superior a 5 milhões de euros, parcialmente financiado pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), e pretende reduzir significativamente a pegada carbónica da empresa.
A central tem uma potência instalada de 4,5 MWp, capaz de gerar 5.8 MWh por ano, aumentando a percentagem de eletricidade renovável utilizada pela Riopele de 3% para 12% do seu consumo total. Este aumento da produção de energia verde permitirá à empresa reduzir as emissões de CO2 em cerca de 1.175 toneladas anuais.
José Alexandre Oliveira, presidente da Riopele, referiu que este é apenas o início de uma série de investimentos sustentáveis em parceria com a EDP. “Nos próximos meses, daremos início à construção de mais uma central fotovoltaica com uma capacidade superior a 3 MWp, o que nos permitirá aproximar cada vez mais da meta de impacto ambiental zero até 2027, ano em que celebramos o centenário da empresa."
oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal