Depois do sucesso da primeira edição da ENERH2O – muito acima das expetativas, como referiu a organização, na altura – este ano o evento ganhou mais espaço. E mais expositores. Como referiu Filipe Gomes, diretor da OnEvents, em entrevista à revista O Instalador, passou de 50 para mais de 70 expositores.
A feira regressou ao espaço da Exponor que acolheu a ENERH2O nos dias 25 e 26 de setembro. Em termos de área a feira aumentou substancialmente, permitindo, inclusive, a presença de stands de maior dimensão. Já no que concerne aos visitantes, e embora os números ainda não estejam contabilizados de forma definitiva, Filipe Gomes, revela que houve um aumento bastante considerável, que acompanhou a evolução do número de expositores. “As duas coisas estão fortemente interligadas”. Para já os dados recolhidos apontam “para um aumento de 30%”.
Um outro ponto interessante prende-se com as empresas que estiveram na primeira edição e repetiram a experiência. Filipe Gomes aponta que, no que concerne às empresas portuguesa, a taxa de fidelização foi bastante elevada. No mercado espanhol o valor foi mais baixo. Mas há uma explicação. Para o diretor da OnEvents muitas empresas, no decorrer da primeira edição, encontraram distribuidores no mercado nacional e deixam de participar diretamente na feira.
Terminada a edição de 2024 é tempo de começar a preparar a próxima feira, com Filipe Gomes a revelar que a intenção é a de permanecer com uma periodicidade anual e nesta altura do ano.
O Instalador esteve novamente presente e falou com alguns expositores que revelaram que a adesão e os contactos superaram as expetativas. Alguns deles já tinham estado na primeira edição. E, provavelmente, voltarão a estar na edição de 2025.
Tiago Cardoso, diretor de marketing da SolarShop.
Pelo segundo consecutivo na ENERH2O – e depois de ter organizado um evento sobre o mesmo tema (solar) – a SolarShop, nas palavras do seu diretor de marketing, Tiago Cardoso, considera que a afluência a estes eventos é demonstrativa do crescimento do mercado. Mas, também, “uma feira que nos aproxima muito dos instaladores”, proporcionando uma interação muito próxima. A par disso a empresa teve um concurso em que premiava o instalador que fizesse a simulação de uma instalação fotovoltaica mais rápida.
Adicionalmente, “a envolvência que se criou, os produtos que se trouxeram, e a própria imagem da SolarShop” proporcionou dois dias intensos. A presença de marcas representadas, assim como as palestras ajudaram a levar mais pessoas ao stand. E a atingir o objetivo de “trazer diferenciação ao mercado”.
Tiago Antunes, sales director Strategic Accounts da Enstall.
Estiveram presentes na ENERH2O a Sunfer e a Esdec, membros reconhecidos do grupo Enstall. Este ano integram-se estes dois grandes líderes de soluções de montagem, para levar a toda Europa as melhores estruturas de fixação de painéis fotovoltaicos. Esta união surge com o objetivo de aumentar a notoriedade a nível global e “reforçar a nossa presença no mercado nacional”, declarou Tiago Antunes, sales director Strategic Accounts da Enstall, em entrevista concedida à revista O Instalador.
O grupo tem agora uma nova estratégia de mercado, na qual pretende oferecer aos seus clientes uma carteira muito completa de soluções, já que conta com várias marcas de estruturas fotovoltaicas sobre a chancela da Enstall. Sunfer e Esdec seguem em constante inovação para levar aos seus parceiros produtos que tornem mais fácil o trabalho de instaladores e distribuidores.
“Queremos reforçar a nossa presença no mercado ibérico, mais especificamente em Portugal”. Não somente para apresentar a nova estratégia, mas também “apoiar os nossos parceiros e estar ainda mais perto dos instaladores.”
Da esquerda para a direita: Carlos Filipe Lima, da Elevação Segura, representante ofical da Geda para Portugal,
Klauss Lanzinner, area sales manager da Geda, e Luís Leitão, consultor na Elevação Segura.
Estar junto do cliente, para que este possa tocar os equipamentos. Foi desta forma que Carlos Filipe Lima, da Geda, explicou o porquê da presença, pelo segundo ano consecutivo, da empresa na feira. A experiência in loco proporciona informação que o catálogo não permite. Por norma, revela Carlos Filipe Lima, a surpresa é positiva, com o cliente a ver como a máquina funciona e as mais valias que proporciona. Nomeadamente o nível de esforço – substancialmente menor – que requer o manuseio destes equipamentos.
Jorge Roxo, CEO da Filotipo.
A empresa não esteve presente em 2023, por “razões operacionais”, mas rapidamente se colocar a feira na agenda deste ano, por forma a “não falhar”.
O balanço da feira é, na opinião de Jorge Roxo, muito positivo, com a empresa a apresentar um painel solar híbrido, que produz eletricidade e água quente em simultâneo. “É o painel mais eficiente que existe no mercado”, afirma perentório o CEO da Filotipo. Embora seja uma novidade no mercado nacional este apinel já se encontra em mais de 36 países a nível mundial.
O facto de a ENERH2O ser uma feira ibérica é, para Jorge Roxo, um ponto positivo, dado que permite a troca de experiências profissionais, assim como a realização de contactos com alguns potenciais clientes.
Sebastião Menezes, sales manager da MPrime Iberia.
A empresa, que na edição de 2023 participou apenas como visitante, este ano optou por estar fisicamente presente com um espaço próprio. “Com uma visita identificámos que teríamos de estar aqui e, portanto, na segunda edição, não poderíamos falhar a presença”.
A par das marcas que representam – destaque para o facto de serem o único gold partner português da Huawei – a MPrime realizou algumas apresentações. “Uma forma de promovermos as marcas com as quais trabalhamos”.
Apesar de reconhecer que houve uma melhoria da primeira para a segunda edição, refere Sebastião Menezes gostaria que houvesse um incremento nas condições. O executivo deu o exemplo do estacionamento gratuito, que ajudaria, nesta fase, a dinamizar ainda mais a feira.
Fernando Machado, gerente da Soltuga.
Na avaliação ao mercado Fernando Machado lembra que, no ano passado o Governo disponibilizou subvenções, o que permitiu impulsionar o mercado. Quando os subsídios terminaram o mercado abrandou, com os consumidores à espera de nova vaga de apoios, que só deverão estar disponíveis no próximo ano. A expetativa é a de que, no próximo ano, o mercado volte a mexer. Daí a aposta da Soltuga não só na repetição de presença na ENERH2O, como um um stand de maiores dimensões (sendo que a empresa anunciou que vai igualmente estar na Concreta).
Segundo a Chemitek as expetativas foram superadas, com muitos dos visitantes já familiarizados com os seus produtos e conscientes da importância da manutenção dos painéis solares.
A empresa considera que a ENERH2O é um evento essencial para fomentar novos negócios, impulsionar o setor e consolidar ainda mais a nossa posição no mercado, tendo as expetativas sido superadas.
oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal