“A crescente utilização de cargas não lineares em instalações elétricas tem revolucionado a forma como se opera e controla sistemas elétricos, oferecendo ganhos significativos em termos de eficiência energética. No entanto, esta evolução também traz consigo desafios complexos que exigem uma compreensão técnica aprofundada e soluções adequadas”. É desta forma que o IEP – Instituto Eletrotécnico Português começa a apresentar a sua nova formação: Qualidade de Energia nas Instalações Elétricas.
A pensar nestes desafios o IEP vai levar a cabo. Nos dias 23 e 25 de setembro, e em formato online, uma formação que tem como objetivo dotar os profissionais de competências essenciais para: identificação de harmónicas; compreensão de normas e tolerâncias e soluções práticas.
O Instituto explica que a formação foi projetada para os envolvidos nas fases de projeto, instalação e manutenção de sistemas eletroeletrónicos e que a mesma conta com uma abordagem prática e orientada para casos reais.
A formação está dividida em 3 módulos:
O Módulo I aborda definições de Cargas Lineares e Harmónicas, focado nos fundamentos das cargas em tensão alternada, características de cargas lineares e não lineares, definição e modelamento de harmónicas e os impactos associados nas instalações elétricas.
No Módulo II serão expostas as medições e Identificação das Harmónicas, incluindo práticas de medição, uso de instrumentos especializados e técnicas de identificação para avaliação precisa da qualidade de energia.
O Módulo III apresenta a compensação reativa e ressonância, explorando métodos de compensação de energia reativa, efeitos da ressonância e estratégias de mitigação, essenciais para proteger e otimizar o desempenho de sistemas elétricos.
A formação decorre em formato online, nos dias 23 e 25 de setembro, das 18h45 às 23h15.
A inscrição na formação tem um custo de 200 euros (+IVA).
oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal