Este sistema, baseado numa metodologia pioneira na Europa e inovadora a nível mundial, é disruptivo na classificação do desempenho hídrico dos edifícios e orientador para a introdução de boas práticas em edifícios novos (desde a fase de projeto) e existentes (em uso ou reabilitação), potenciando a opção por equipamentos e soluções para um uso mais eficiente da água.
As secas e a ocorrência de cheias, cada vez mais frequentes, são um problema crescente no país e na Europa, que testa a resiliência das cidades e a gestão sustentável dos recursos hídricos e se traduz num risco financeiro para o setor imobiliário.
Por este motivo, o mercado imobiliário está cada vez mais exigente com critérios de sustentabilidade, incluindo a eficiência hídrica, assumindo uma importância crescente na valorização financeira dos investimentos imobiliários e no respetivo financiamento.
A ADENE, enquanto Agência para a Energia, de âmbito nacional, tem vindo a realizar um trabalho intenso, em estreita articulação com o meio científico e académico e com os diferentes setores económicos, incluindo o setor imobiliário, no sentido da capacitação de técnicos e do desenvolvimento de ferramentas que apoiem a tomada de decisão direcionada para a melhoria do desempenho hídrico dos edifícios, destacando-se o sistema de avaliação e classificação da eficiência hídrica dos edifícios AQUA+ “Água na medida certa”.
Como referencial de aplicação voluntária, o AQUA+ beneficia do envolvimento, contributos, divulgação e comprometimento de todos na sua afirmação, conquista de escala, melhoria e evolução contínua, no sentido do maior impacto efetivo da sua aplicação.
Este sistema, baseado numa metodologia pioneira na Europa e inovadora a nível mundial, é disruptivo na classificação do desempenho hídrico dos edifícios e orientador para a introdução de boas práticas em edifícios novos (desde a fase de projeto) e existentes (em uso ou reabilitação), potenciando a opção por equipamentos e soluções para um uso mais eficiente da água.
O AQUA+ Residencial foi lançado em 2020 e, em 2022, foi operacionalizado o referencial AQUA+ para os edifícios de Comércio e Serviços, especificamente para o setor hoteleiro. Em 2024, surge o referencial para os edifícios de escritórios.
O AQUA+ Comércio & Serviços - Escritórios é um sistema simples, ágil e voluntário que permite a avaliação e classificação da eficiência hídrica de edifícios de escritórios, em todas as fases do ciclo de vida, atuando como um instrumento de apoio à gestão eficiente da água.
A procura de novos espaços de trabalho alinhados com critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) está a aumentar, sendo expectável que, nos próximos anos, o mercado se feche a quem não tiver investido neste sentido. Neste contexto, a necessidade de ferramentas que permitam reportar o alinhamento com estes critérios, contribuindo para a redução dos custos operacionais, a valorização do edifício e contribuindo para o maior conforto dos utilizadores e inquilinos é crescente.
O AQUA+ Comércio & Serviços - Escritórios responde a esta necessidade, permitindo uma gestão eficiente do recurso água e a comunicação do seu alinhamento com critérios de sustentabilidade, nomeadamente com a taxonomia europeia, o que valoriza os edifícios, incluindo na perspetiva dos investidores.
Quer contribuir para a melhoria do desempenho hídrico dos edifícios em Portugal enquanto profissional AQUA+? A inscrições para a próxima edição do curso para Gestores e Auditores de Eficiência Hídrica AQUA+ Comércio & Serviços já estão disponíveis!
Conheça o AQUA+ em: www.aquamais.pt.
oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal