Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

APREN: produção de eletricidade fóssil diminui para quase um terço face a 2023

17/07/2024
Boletim Eletricidade Renovável indica que a incorporação de energia renovável atingiu 83,4% em junho, totalizando 2.262 GWh dos 2.771 GWh produzidos no mês.
Imagen
A APREN acaba de divulgar os últimos dados do Boletim Eletricidade Renovável. O documento revela que, no primeiro semestre do ano, a produção de eletricidade fóssil diminuiu quase um terço em relação aos valores registados em 2023. Uma descida que a associaçºao justifica, principalmente, “por uma queda na produção energética a partir de gás natural, que foi reduzida em 26,1 p.p. no mês de junho, passando de 879 GWh em junho de 2023 para apenas 24 GWh em junho de 2024”.

O documento aponta ainda que em junho deste ano a incorporação de energia renovável atingiu 83,4%, perfazendo 2.262 GWh dos 2.771 GWh produzidos no mês. Este valor representa uma diminuição de 15,7% em relação a junho de 2023.

A energia hídrica foi a principal fonte de produção energética durante o mês de junho, totalizando 41,7% da energia consumida em Portugal.

Pedro Amaral, presidente da APREn, refere que “no acumulado dos meses de janeiro a junho de 2024, verificou-se uma descida acentuada da produção de eletricidade fóssil, especialmente de gás natural, que passou a representar quase um terço do registado no ano passado. Este desempenho notável reflete o avanço contínuo do país rumo à sustentabilidade energética”.

De 1 a 30 de junho, Portugal ficou na quarta posição de entre os países considerados com maior incorporação renovável na Europa, tendo alcançado o valor de 83,4%, ficando atrás da Noruega, Áustria e Dinamarca, que obtiveram 98,9%, 84,5% e 83,7% respetivamente.

Em relação ao preço médio horário, entre 1 de janeiro e 30 de junho, o preço médio horário registado no Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL) em Portugal foi de 39,3 €/MWh, o que representa uma redução de 56,2% face ao período homólogo do ano passado. Durante este período, foram registadas 1 620 horas não consecutivas em que a geração renovável foi suficiente para suprir o consumo de eletricidade de Portugal Continental, com um preço horário médio no MIBEL de 33,9 €/MWh.

REVISTAS

SoliusExpoSalão, S.A. (DecorHotel)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    14/10/2024

  • Newsletter O Instalador

    07/10/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.novaagora.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial