Grupo Midea SGT
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Startup Leiria com Comunidade de Energia Renovável

29/05/2024
A Startup Leiria instalou, na cobertura do seu edifício sede em Parceiros, Leiria, uma Central Fotovoltaica de 30 kWp (quilowatt-pico) que irá permitir 40% de autonomia, com recurso a energias renováveis. Esta instalação corresponde a um equivalente ao consumo de 15 famílias, a 333 árvores plantadas e evita a emissão de 13 toneladas de CO2, dando um importante passo na redução da pegada carbónica.
Imagen
A Startup Leiria anunciou a instalação de uma Comunidade de Energia Renovável na cobertura do seu edifício sede. Foram instalados 56 painéis fotovoltaicos, capazes de gerar, anualmente, 49 mil quilowatts por hora, cujo investimento integral e gestão é realizado inteiramente pela Rewatt - uma empresa do grupo suíço Smartenergy -, gerando uma poupança de cerca de 20% no custo de energia.

Como explica a empresa, a implementação desta Central Fotovoltaica representa mais um passo para o início da Comunidade de Energia Renovável (CER). Ao invés do excedente de energia ser injetado na rede e vendida no mercado de energia, esta é disponibilizada a um preço de menos de 50% para os vizinhos.

Em termos de vantagens estas vão para além do acesso a tarifas mais baixas, dado que esta abordagem permite a rentabilização de coberturas ou telhados e infraestruturas já existentes, eliminando a necessidade de utilizar o solo e a área florestal para a produção de energia.

Vítor Ferreira, CEO da Startup Leiria refere que “este investimento/parceria demonstra o comprometimento de todo o ecossistema da Startup Leiria não só na contínua inovação, como na procura de uma maior sustentabilidade, num futuro de neutralidade carbónica”.

A energia da comunidade é distribuída usando a infraestrutura existente da E-redes e a gestão da distribuição é realizada pela Rewatt que assume o papel de Entidade Gestora do Autoconsumo Coletivo e a relação entre as Unidades Produtoras e os Consumidores. A entrada e saída da comunidade é livre pelo que, segundo a empresa, “ao não ser obrigado a uma fidelização, o consumidor, quando integra a comunidade, está a obter uma vantagem”.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosChillventaSoliusProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/07/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.novaagora.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial