Como explica a empresa, a implementação desta Central Fotovoltaica representa mais um passo para o início da Comunidade de Energia Renovável (CER). Ao invés do excedente de energia ser injetado na rede e vendida no mercado de energia, esta é disponibilizada a um preço de menos de 50% para os vizinhos.
Em termos de vantagens estas vão para além do acesso a tarifas mais baixas, dado que esta abordagem permite a rentabilização de coberturas ou telhados e infraestruturas já existentes, eliminando a necessidade de utilizar o solo e a área florestal para a produção de energia.
Vítor Ferreira, CEO da Startup Leiria refere que “este investimento/parceria demonstra o comprometimento de todo o ecossistema da Startup Leiria não só na contínua inovação, como na procura de uma maior sustentabilidade, num futuro de neutralidade carbónica”.
A energia da comunidade é distribuída usando a infraestrutura existente da E-redes e a gestão da distribuição é realizada pela Rewatt que assume o papel de Entidade Gestora do Autoconsumo Coletivo e a relação entre as Unidades Produtoras e os Consumidores. A entrada e saída da comunidade é livre pelo que, segundo a empresa, “ao não ser obrigado a uma fidelização, o consumidor, quando integra a comunidade, está a obter uma vantagem”.
oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal