Grupo Midea SGT
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Schroders: Como é que a IA vai impulsionar a procura de energia?

14/05/2024
Atualmente, o mercado está muito concentrado nos beneficiários imediatos da IA, incluindo as grandes empresas de tecnologia e de centros de dados e as que fornecem energia de base à rede. Mas há um conjunto mais vasto de empresas, incluindo as do setor da energia sustentável, que podem beneficiar da mudança estrutural em curso.
Imagen

Depois de um forte final de um ano de 2023 difícil, as acções do setor da transição energética continuaram a ser afetadas por forças cíclicas adversas no início deste ano.

A inflação mais rígida do que o esperado, os dados económicos resilientes e a continuação da generosidade fiscal levaram a um retorno a rendimentos de obrigações mais elevados, mais uma vez pressionando as avaliações do sector. Simultaneamente, as expectativas de lucros pouco animadoras nos principais mercados de consumo e para as empresas expostas à descida dos preços da energia comercial contribuíram para as dificuldades que o setor enfrenta.

No entanto, no meio destas dificuldades a curto prazo, há sinais iniciais de que estão a surgir perspetivas mais animadoras.

A procura nos mercados orientados para o consumidor está a começar a estabilizar, com a liquidação dos inventários no que respeita ao carregamento de veículos elétricos e às bombas de calor, e as empresas de energia solar residencial esperam um aumento da procura ao longo do ano. Os mercados centrados nos serviços públicos também estão a registar fundamentos mais positivos, com a procura a resistir, as cadeias de abastecimento a normalizar e os reguladores a adaptarem-se ao novo regime macroeconómico. A solidez dos lucros no setor do equipamento elétrico e noutros mercados com menor ciclicidade também não deve ser negligenciada.

As reações positivas das cotações das acções ao longo do trimestre a algumas destas notícias realçam a melhoria da relação risco-recompensa, à medida que a incerteza dos lucros em todo o universo começa a diminuir.

As avaliações no setor da transição energética continuam a parecer atrativas, tal como evidenciado pela atividade de recompra e aquisição de novas acções em todo o espaço.

 

Qual é o impacto da IA no espaço da transição energética?

 

O rápido crescimento da IA generativa está a acelerar a mudança para uma maior procura de eletricidade. A combinação da expansão dos centros de dados, a maior intensidade energética das necessidades de computação da IA e a ambição de uma energia descarbonizada apresenta oportunidades excecionais de crescimento dos lucros para as empresas em todo o espaço de transição energética.

A satisfação das crescentes necessidades energéticas da IA de uma forma descarbonizada não pode depender apenas da energia nuclear ou do gás com captura de carbono. Também serão necessárias fontes de energia renováveis baratas e prontas a construir, incluindo energia eólica, solar, geotérmica, hídrica, armazenamento de reserva e combustíveis eletrónicos.

Além disso, mesmo que as turbinas a gás ou a energia nuclear se tornem as fontes de energia de eleição para os centros de dados, a consequente contração nestes mercados de energia convencionais aumentaria os preços da eletricidade e beneficiaria também os fornecedores de energia sustentável.

Atualmente, o mercado está muito concentrado nos beneficiários imediatos da IA, incluindo as grandes empresas de tecnologia e de centros de dados e as que fornecem energia de base à rede. Mas há um conjunto mais vasto de empresas, incluindo as do setor da energia sustentável, que podem beneficiar da mudança estrutural em curso.

A divergência nas avaliações entre equipamento elétrico e equipamento renovável, bem como entre a produção de energia convencional e renovável, apesar de níveis comparáveis de crescimento dos lucros futuros, realça o potencial das acções de transição energética para beneficiarem do crescimento da IA.

REVISTAS

Profei, S.L.ChillventaSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/07/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.novaagora.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial