Grupo Midea SGT
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Academia ADENE: formar profissionais para um futuro sustentável

Pedro Mateus – Coordenador da Academia ADENE03/06/2024

É indispensável uma forte aposta na qualificação dos profissionais e a consciencialização da sociedade, para implementar a transição energética e alcançar a sustentabilidade do planeta.

Imagen

A Academia ADENE está orientada para o reforço de competências e qualificação de profissionais nas áreas da certificação energética de edifícios, eficiência energética, energias renováveis, eficiência hídrica, mobilidade eficiente e certificação sustentável. Os cursos promovidos são direcionados a diversos técnicos do setor, nomeadamente engenheiros, engenheiros técnicos, arquitetos, técnicos, gestores e outros interessados em adquirir ou reforçar conhecimentos e novas competências.

Na área dos edifícios, destaca-se a formação de técnicos altamente qualificados nas áreas da certificação energética, auditorias energéticas, reabilitação de edifícios, sistemas de automação e controlo de edifícios, ventilação, entre outros.

Na energia renovável, a formação em sistemas fotovoltaicos representa atualmente uma das áreas com maior procura do mercado, potenciando assim a produção de energia descentralizada.

No âmbito da gestão de energia, muitas empresas têm disponibilizado o curso ISO 50001 aos seus colaboradores, com o objetivo de qualificar auditores em sistemas de gestão de energia.

A Academia ADENE disponibiliza também formações com reconhecimento internacional, como é o caso do curso de Verificação e Medição (CMVP), Factores Ambientais, Sociais e da Governança (ESG) e certificação em construção sustentável - LEED. Ainda na área da formação internacional, foi recentemente assinado um protocolo com a associação americana Association of Energy Engineers (AEE), com o objetivo de disponibilizar aos profissionais portugueses novos cursos de formação com certificação internacional nas áreas da gestão de energia, eficiência energética e hídrica, energias renováveis, sustentabilidade, entre outras.

Em março de 2024 foi lançado um novo curso de Inspeção a Sistemas de Aquecimento e Arrefecimento em Edifícios. Este curso confere conhecimentos que suportam o desempenho das funções de Técnico de Inspeção de Sistemas Técnicos (TIS), que é o responsável por realizar as inspeções previstas no artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 101-D/2020, de 7 de dezembro. Os conteúdos são focados na inspeção visual, na avaliação da eficiência energética real e na elaboração do relatório de inspeção e recomendações para a melhoria do desempenho energético dos sistemas técnicos.

Estes profissionais são engenheiros, com experiência mínima de 3 anos, que atuam no âmbito do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE). A inspeção de sistemas técnicos representa uma oportunidade importante para explorar o elevado potencial de melhoria da eficiência energética real das instalações de AVAC.

Neste contexto importa destacar que é indispensável uma forte aposta na qualificação dos profissionais e a consciencialização da sociedade, para implementar a transição energética e alcançar a sustentabilidade do planeta.

REVISTAS

ChillventaProfei, S.L.SoliusSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/07/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.novaagora.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial