Trane - Portugal - Sociedade Unipessoal, Lda
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

EHPA explica redução de vendas das bombas de calor em 2023

Alexandra Costa18/04/2024
Associação aponta como principal fator impacto causado pelos preços da energia.
Imagen
A European Heat Pump Association acaba de divulgar um relatório onde faz uma avaliação das causas que estarão por detrás da diminuição das vendas, no ano passado, das bombas de calor.

Segundo a associação, o gás barato e os empréstimos bancários dispendiosos são duas das principais razões pelas quais as vendas de bombas de calor caíram no ano passado, de acordo com um novo estudo sobre 16 mercados europeus*. A EHPA refere que a diminuição de 5%, de 2,77 milhões de unidades vendidas em 2022 para 2,64 milhões em 2023, inverte uma década de crescimento.

É certo que cada país tem números diferentes. Portugal, por exemplo, é um dos países que contraria a tendência de queda das vendas. No entanto o relatório da Associação Europeia de Bombas de Calor (EHPA) aponta para a existência de temas partilhados por detrás da diminuição das vendas.

Vendas anuais de bombas de calor em 15 países europeus
Vendas anuais de bombas de calor em 15 países europeus.
O relatório aponta como crucial o impacto causado pelos preços da energia, especialmente a descida do preço do gás - com os preços da eletricidade muitas vezes fortemente tributados. É o caso da Polónia, por exemplo, onde o preço da eletricidade é quatro vezes superior ao do gás e não há clareza quanto aos futuros níveis de preços da eletricidade, enquanto os preços do gás são “congelados” pelo governo. A Eslováquia, onde os preços da eletricidade são três vezes superiores aos do gás, está a viver uma experiência semelhante.

Já na Finlândia e em França, o relatório explica que o abrandamento dos novos projetos imobiliários causado pelas elevadas taxas de juro é parcialmente responsável pela queda das vendas. Em Espanha, a taxa de renovação abrandou, o que significa que as caldeiras a gás não são substituídas por bombas de calor. Quanto a Portugal, a inflação está a afetar fortemente os consumidores e a abrandar as despesas.

As vendas de bombas de calor diminuíram na maioria dos mercados europeus em 2030
As vendas de bombas de calor diminuíram na maioria dos mercados europeus em 2030.

Jozefien Vanbecelaere, diretor de assuntos europeus da EHPA, reflete que sobre a ligação entre as decisões políticas e as consequências no mercado. “A incerteza ou a alteração das regras significa que os investidores e os consumidores ficam nervosos. É crucial que a UE e as políticas nacionais sejam apoiadas e estáveis. Assim como tornar as bombas de calor a escolha mais acessível, transferindo a carga fiscal da eletricidade e recompensando os proprietários de bombas de calor por acrescentarem flexibilidade ao sistema energético, por exemplo, através de tarifas vantajosas."

A EHPA defende que a resposta a estes desafios pode não só revitalizar o mercado das bombas de calor, mas também contribuir para uma maior independência energética, para a descarbonização do aquecimento e da refrigeração e para o crescimento sustentável do sector europeu do aquecimento e da refrigeração.

Pode consultar o relatório AQUI.

*Os países incluídos são a Áustria, a Bélgica, a Dinamarca, a Finlândia, a França, a Alemanha, a Itália, os Países Baixos, a Noruega, a Polónia, Portugal, a Eslováquia, a Espanha, a Suécia, a Suíça e o Reino Unido.

REVISTAS

Panasonic: a tua casa poupa. O planeta também.SoliusSiga-nosProfei, S.L.Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Daikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    29/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.novaagora.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial