Trane - Portugal - Sociedade Unipessoal, Lda
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

EDP quer descarbonizar a produção de calor industrial

12/03/2024
Parceria entre a empresa e a Rondo Energy permitirá que grandes indústrias e outras empresas eletrointensivas da Europa usem energia renovável para gerar calor para os seus processos de produção. Objetivo da EDP é de desenvolver até 400 MW de projetos eólicos e solares a médio prazo para alimentar até 2 GWh de baterias térmicas da Rondo.
Imagen
A EDP anunciou a realização de uma parceria com a Rondo Energy com o intuito de abrir um novo mercado: “o fornecimento de calor industrial limpo, em grande escala e a um custo acessível, alimentado pela energia do vento e do sol”.

Como explica a EDP, as empresas vão fornecer a clientes industriais baterias térmicas da Rondo que serão alimentadas por eletricidade de projetos solares descentralizados e por contratos de longo prazo (PPA) associados a ativos eólicos e solares da EDP. Esta solução completa de calor e eletricidade sem emissões de carbono vai servir atuais e futuros clientes da EDP.

Na prática os projetos solares descentralizados da EDP serão instalados junto às baterias térmicas da Rondo, numa solução sem combustão e segura para descarbonizar empresas que utilizam calor, desde indústrias alimentares, químicas e grandes complexos industriais. Por seu lado as baterias térmicas da Rondo capturam energia elétrica intermitente e convertem-na em calor contínuo de alta temperatura, com a opção de também fornecerem energia contínua através de uma configuração de cogeração.

Imagen

Sobre esta parceria Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP, refere que “a tecnologia da Rondo abre uma grande oportunidade de negócio para a descarbonização dos nossos clientes com altas necessidades energéticas e que usam calor nas suas instalações industriais. Ao trabalhar com a Rondo, podemos responder às suas necessidades de energia com eletricidade renovável e calor de uma forma mais limpa, acessível e confiável. Esta parceria abre mais uma via de descarbonização que a EDP quer liderar na Europa”.

John O'Donnell, CEO da Rondo Energy, por sue lado, aponta que “o custo da energia solar diminuiu tanto na última década que está a tornar-se competitiva com o gás" w acrescenta que a empresa está orgulhosa de se associar à EDP. “Ao trabalharem juntas, a Rondo e a EDP vão fornecer calor limpo 24 horas por dia a clientes industriais, a preços competitivos com o gás e sem alterações profundas nos processos de cada fábrica. Isto é muito importante para a Rondo, para a EDP e, acreditamos, para as empresas em todo o mundo”, afirmou.

A cooperação entre a EDP e a Rondo começou em 2023, através do Free Electrons, um dos programas da EDP de inovação que procura soluções de empresas cleantech inovadoras.

Esta parceria desbloqueia um novo mercado, ao substituir progressivamente os combustíveis fósseis queimados para produzir calor industrial, que atualmente liberta 15% do CO2 mundial. A produção de calor industrial com energia renovável a nível global é uma oportunidade de cerca de 7TWh e é uma das maiores formas de combater as alterações climáticas de forma acelerada e com escala. Segundo o recente estudo da SystemIQ sobre calor industrial, a implementação de baterias térmicas pode reduzir as emissões mundiais de gases com efeito de estufa em 20% e eliminar a combustão de gás fóssil em até 40%

REVISTAS

Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoPanasonic: a tua casa poupa. O planeta também.Profei, S.L.Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    29/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.novaagora.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial