Informação profissional do setor das instalações em Portugal

C&R 2023 – “A” feira de climatização

Alexandra Costa28/11/2023
Edição deste ano recebeu quase 47 mil visitantes, de 76 países.
Imagen
Há 20 anos que Madrid recebe a Climatización y Refrigeración -C&R2023 – a única feira dedicada à indústria da climatização da Península Ibérica. Este ano o evento realizou-se de 14 a 17 de novembro e registou um aumento de visitantes internacionais – 9% - com destaque para Portugal e Itália.
Em termos de perfil dos visitantes verificou-se que 35% eram representantes de empresas de instalação e manutenção, 13% de empresas de engenharia, e 11% empresas de arquitetura, construção e promoção imobiliária.
A Revista O Instalador esteve lá – numa visita rápida – e obteve o testemunho de algumas empresas portuguesas.
A equipa da France Air Portugal
A equipa da France Air Portugal

France Air Portugal

O que nos trouxe à C&R? Neste momento a atividade em Espanha é gerida através de Portugal e para nós é um primeiro ensaio, como portugueses, estar aqui a exibir a marca France Air. É um desafio. Saber se, a partir de uma base em Lisboa e no Porto, conseguir fazer o inverso que os espanhóis fazem connosco. E na prática aplica a nossa forma de ver os edifícios, que é diferente, e a ver como é recebida em Espanha. Nós temos uma atitude mais de projeto e de soluções e Espanha opta mais pela distribuição, troca, preço. A verdade é que o mercado espanhol está a mudar. Neste momento, por exemplo, estão a criar a figura do gestor de projeto e a organizar as várias entidades.
Pedro Ribeiro, diretor-geral adjunto da France Air Portugal, revelou que o mercado está a crescer na dimensão da recuperação das bombas de calor. A que se junta questões como a eficiência energética, o conforto, etc. Com os gabinetes de projeto a terem, cada vez mais, um papel importante. Face a isto o responsável pela France Air Portugal considera que, nos próximos tempos, o mercado europeu vai ser “bombástico”.
Quanto a Portugal “falta-nos escala”, que nos daria alavanca e concentração. “Quem não conseguir crescer vai estar em dificuldade nos próximos cinco anos”, anteviu, acrescentando que, como o mercado português é pequeno, “o que temos de bom pode-se perder”, sendo que a France Air está a tentar lutar contra essa possibilidade.
Quanto à participação na feira, a avaliação feita por Pedro Ribeiro não poderia ser mais positiva. O executivo lembrou que a empresa esteve presente, diretamente, no mercado espanhol durante três anos na década de 80 e que não conseguiu ter sucesso. Pedro Ribeiro apontou que, durante a primeira participação da empresa como expositor recebeu espanhóis que se lembrava da France Air dessa altura. E o que se verificou foi que há pessoas que se relacionam com a marca.
Sabendo que Espanha é um mercado com uma vertente nacionalista muito vincada a France Air aproveitou a presença na C&R para testar qual das suas marcas poderá ter mais sucesso no mercado espanhol.
O executivo refletiu ainda sobre os desafios que os fabricantes enfrentam, nomeadamente no mercado europeu, em que há uma pressão muito grande para a reabilitação do edificado, a par de um outro problema: a falta de espaço para novas construções. Isso está a levar à procura de soluções mais eficientes e compactas.
O certo é que o sucesso verificado indicia o regresso da France Air Portugal para uma próxima edição. Pedro Ribeiro assinalou a formação da equipa, nomeadamente ao nível do conhecimento do espanhol, o que prova o investimento da empresa. “Se não voltarmos cá é mau sinal”, afirmou.
Da esquerda para a direita...
Da esquerda para a direita: Paulo Gonçalves, gestor de clientes, António Vieira, diretor-geral e Pedro Prazeres, diretor técnico na Geoterme Edifícios Inteligentes

Geoterme Edifícios Inteligentes

Presente na feira, como expositor, pela primeira vez, Pedro Prazeres, diretor técnico na Geoterme Edifícios Inteligentes, revelou, em jeito de avaliação, “que para os objetivos definidos correu muito bem”. O executivo lembrou que a Geoterme de gestão técnica presente na feira e que os visitantes que obtiveram, nomeadamente oriundos do mercado português corresponderam às expetativas.

Sobre uma repetição da presença Pedro Prazeres apontou que os resultados objetivos dessa mesma presença só serão conhecidos nos próximos meses. E será com base nesses resultados que a empresa equacionará uma nova participação na feira.

Ivan Silva, diretor Comercial e Susana Penedo, diretora de Activação de Marca na Climasun...

Ivan Silva, diretor Comercial e Susana Penedo, diretora de Activação de Marca na Climasun, distribuidor oficial da HAIER em Portugal

Climasun - HAIER

A “Climatización y Refrigeración - C&R” afirma-se como o evento comercial mais importante de Climatização e Refrigeração em Espanha e mostra o progresso de uma indústria fortemente marcada pela sua capacidade de inovação tecnológica e pelo seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética. Decorreu nos passados dias 14, 15, 16 e 17 de Novembro na IFEMA Madrid e contou com a participação da HAIER. A Climasun, como Distribuidor Oficial da marca em Portugal, esteve presente solidificando o seu compromisso com os clientes e fornecedores do setor HVAC.
No Ar Condicionado o principal destaque foram os murais Expert – os mais completos e eficientes da marca. Equipados com recursos premium, como as tecnologias UVC-PRO, Steri-Clean 56°C e Self-Clean. O Expert desinfeta os seus componentes internos de forma autónoma mantendo-se mais eficiente durante todo o ano!
Na Gama de Aquecimento e A.Q.S. foi apresentado o Sistema Multi S3 R32 – um multisplit que combina climatização, aquecimento e A.Q.S. (máximo 4 unidades interiores).

A principal curiosidade recaiu sobre a nova Gama de Energia Solar. A aposta em painéis fotovoltaicos, inversores híbridos, e baterias de baixa e alta tensão são uma mais-valia para reduzir consumos de eletricidade, contribuindo para um mundo mais verde.

Imagen
Imagen
Imagen
foto

Empresas ou entidades relacionadas

C&R Ifema

oinstalador.novaagora.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial