Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Schneider Electric firma parceria com a ArcelorMittal para reduzir o impacto ambiental dos seus produtos

27/11/2023

A ArcelorMittal vai fornecer à Schneider Electric um aço reciclado, produzido com energia renovável, para os seus armários e caixas elétricas.

Produzido nas instalações da ArcelorMittal em Sestao (Espanha), o aço XCarb é fabricado utilizando uma proporção muito elevada de aço reciclado num forno de arco elétrico que funciona com eletricidade 100% renovável. O resultado são emissões de CO2 cerca de 70% inferiores às do mesmo produto fabricado com materiais e processos tradicionais.

A Schneider Electric irá utilizar o aço XCarb da ArcelorMittal para fabricar os novos armários PanelSeT SFN, destinados a proteger grandes painéis elétricos para aplicações de automatização industrial, distribuição de energia e eletrónica. Uma vez que estes armários são construídos para resistir a ambientes operacionais adversos, o aço XCarb é também revestido com Magnelis, um revestimento metálico que oferece uma elevada proteção contra a corrosão.

A ArcelorMittal Europe tem como objetivo reduzir as emissões de CO2 em 35% até 2030 e atingir a neutralidade carbónica até 2050...
A ArcelorMittal Europe tem como objetivo reduzir as emissões de CO2 em 35% até 2030 e atingir a neutralidade carbónica até 2050.

A parceria é o resultado de vários meses de trabalho conjunto e colaboração técnica entre o Steel Service Centre da ArcelorMittal Europa e a Schneider Electric para encontrar o tipo de aço e o revestimento certos para o projeto. No início deste ano, a Schneider Electric anunciou a abertura de uma nova oficina de perfilagem na sua fábrica de Sarel, na Alsácia, França, para preparar as caixas de aço para posterior montagem na fábrica da empresa em Capellades, perto de Barcelona, Espanha. Para esta unidade de produção, a Schneider Electric procurava um aço com baixas emissões de carbono e escolheu o XCarb, fornecido pela divisão da Europa Central da ArcelorMittal Steel Services a partir do seu centro de distribuição em Reims, França.

“Na Schneider Electric, a sustentabilidade está no centro da nossa missão, levando-nos a inovar e a criar um futuro mais sustentável. Este conceito é a Eletricidade 4.0, ou seja, a integração de tecnologias digitais com eletrificação para a sustentabilidade. Neste esforço, reconhecemos o poder das parcerias para ter um impacto ainda maior no nosso caminho para zero emissões de carbono”, explica Olga Garcia, vice-presidente da divisão de Automação Industrial da Schneider Electric.

A propósito da colaboração com a Schneider Electric, Cédric Bouzar, CEO da ArcelorMittal Downstream Solutions, firmou: "Estamos orgulhosos de sermos parceiros e fornecedores da Schneider Electric, especialmente dada a liderança da empresa em sustentabilidade e redução de CO2 na sua cadeia de valor. Muitos membros da ArcelorMittal contribuíram para o sucesso desta colaboração, que permitiu que o XCarb, o aço reciclado e produzido de forma renovável, fizesse parte de um novo produto com baixas emissões de carbono. A ArcelorMittal Downstream Solutions espera trabalhar com a Schneider Electric em mais projetos deste tipo no futuro”.

Em linha com o seu plano de ação para atingir as zero emissões líquidas, validado pela iniciativa Science-based Targets, a Schneider Electric comprometeu-se a estar ‘net zero ready’ em todas as suas operações, com um objetivo de redução absoluta de 25% das emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2030. A empresa definiu objetivos específicos para aumentar em 50% o volume de materiais com baixas emissões de carbono utilizados nos seus produtos como parte do programa Schneider Sustainability Impact 2021-2025 em curso. A Schneider Electric é também membro da iniciativa Responsible Steel para a produção e fornecimento de aço.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosVulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    26/02/2024

  • Newsletter O Instalador

    19/02/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.novaagora.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial