Sistemas híbridos: o que são?
As bombas de calor híbridas representam uma solução de aquecimento muito interessante, pois conseguem passar da eletricidade para o gás quando a procura de eletricidade é superior à produção de eletricidade renovável e quando a pressão na rede elétrica é demasiado elevada. Ambas as tecnologias também aceleram o processo de descarbonização, reduzindo o consumo de gás e as emissões de CO2 relacionadas, uma vez que são muito eficientes e compatíveis com gases renováveis. Nos edifícios existentes podem ser tão eficientes como as bombas de calor elétricas.
- uma caldeira de condensação alimentada a GLP ou metano, denominada unidade interna por ser instalada em ambientes internos;
- uma bomba de calor, ar-água, denominada unidade externa por ser instalada no exterior.
Um sistema híbrido produz aquecimento e água quente sanitária (AQS). Além disso, se preparada, a bomba de calor também pode ser utilizada para refrigeração no verão.
Quando a temperatura externa desce abaixo do limite de eficiência da bomba de calor, a caldeira é ativada.
A instalação deste sistema não necessita de intervenções de demolição: bastará intervir perto dos geradores. Além disso, esta mistura permite combinar o sistema híbrido com o sistema de emissões existente, como os radiadores de alumínio Fondital/Nova Florida.
A Fondital dispõe de uma gama de bombas de calor denominada PROCIDA, composta por três modelos ar-água que respondem a diferentes necessidades térmicas graças aos seus diferentes modos de funcionamento:
- Procida AWM - Monobloco Inverter, para a produção de água para aquecimento, arrefecimento e, com a adição de um acumulador e de uma válvula de 3 vias, para a produção de AQS;
- Procida AWS - Splittata Inverter, para a produção de água para aquecimento, arrefecimento e, com a adição de um acumulador, para a produção de AQS;
- Procida AWS XB - Split com cilindro AQS integrado, para a produção de água para aquecimento e arrefecimento e, com a adição de um acumulador de 190 litros, para a produção de AQS.
• Procida Hybrid KC - Sistema híbrido compacto com produção instantânea de água quente sanitária: o sistema é composto por uma bomba de calor monobloco ar-água e por uma caldeira de condensação combinada instantânea.
• Procida Hybrid KRB - Sistema híbrico compacto com produção de água quente sanitária com acumulador: o sistema é composto por uma bomba de calor monobloco ar-água, por uma caldeira de condensação só de aquecimento e por um acumulador de AQS.
Como acontece a transição de um gerador para outro?
Um sistema híbrido é equipado com um sistema de controlo eletrónico “inteligente” capaz de decidir qual gerador é mais conveniente de usar. Todo o sistema possui três modos de operação que exploram ambos os geradores:
1. Apenas a caldeira;
2. Sistema híbrido;
3. Apenas a bomba de calor.
A transição de um tipo para outro é baseada numa série de configurações que são fornecidas ao sistema de controlo, tais como:
- Temperatura externa detetada por meio de sonda;
- Temperatura interna necessária;
- O custo de cada kWh de eletricidade utilizado pela bomba de calor;
- O custo de cada metro cúbico de gás utilizado pela caldeira.
Deve-se sublinhar que a eficiência de uma bomba de calor que tem ar como fonte externa, portanto bomba de calor ar-água, não é influenciada apenas pela temperatura externa, mas também pela humidade relativa. Com temperaturas próximas de 0° criam-se condições para a formação de gelo com consequente interrupção temporária do funcionamento da máquina para realizar o degelo (Defrosting). Também neste caso, o sistema de controlo aciona a caldeira que cobre a carga térmica em vez da bomba de calor.
Em Portugal, a OLICLIMA é parceira oficial da Fondital/Nova Florida e assegurará os melhores conselhos técnicos e manutenções para os mais variados projetos.
oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal