Disterm
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Sistema híbrido: caldeira e bomba de calor, o que é e como funciona

OLICLIMA09/11/2023
Aquecimento, arrefecimento e produção de água quente, utilizando gás ou eletricidade com base na conveniência energética.
Imagen
Entre as diversas soluções disponíveis no mercado em termos de aquecimento residencial estão os sistemas híbridos.

Sistemas híbridos: o que são?

Os sistemas híbridos são sistemas compostos por dois geradores de calor alimentados por duas fontes de energia. No caso da integração entre bombas de calor e caldeira estamos a falar de gás e eletricidade.
Tal como comunicado pela Comissão Europeia na Avaliação de Impacto do plano de objetivos climáticos para 2030, a eletrificação do aquecimento não atingirá mais de 50% em 2050. Portanto, juntamente com as bombas de calor elétricas e as bombas de calor térmicas, as bombas de calor híbridas representam uma opção valiosa para abandonar gradualmente os combustíveis fósseis e melhorar a eficiência energética, garantindo simultaneamente a segurança do abastecimento.

As bombas de calor híbridas representam uma solução de aquecimento muito interessante, pois conseguem passar da eletricidade para o gás quando a procura de eletricidade é superior à produção de eletricidade renovável e quando a pressão na rede elétrica é demasiado elevada. Ambas as tecnologias também aceleram o processo de descarbonização, reduzindo o consumo de gás e as emissões de CO2 relacionadas, uma vez que são muito eficientes e compatíveis com gases renováveis. Nos edifícios existentes podem ser tão eficientes como as bombas de calor elétricas.

Um sistema híbrido é o resultado da combinação de dois geradores alimentados por diferentes fontes de energia (combustível e fonte renovável):

- uma caldeira de condensação alimentada a GLP ou metano, denominada unidade interna por ser instalada em ambientes internos;

- uma bomba de calor, ar-água, denominada unidade externa por ser instalada no exterior.

Um sistema híbrido produz aquecimento e água quente sanitária (AQS). Além disso, se preparada, a bomba de calor também pode ser utilizada para refrigeração no verão.

Num sistema assim, a bomba de calor é sempre o principal gerador para as necessidades de aquecimento.

Quando a temperatura externa desce abaixo do limite de eficiência da bomba de calor, a caldeira é ativada.

A instalação deste sistema não necessita de intervenções de demolição: bastará intervir perto dos geradores. Além disso, esta mistura permite combinar o sistema híbrido com o sistema de emissões existente, como os radiadores de alumínio Fondital/Nova Florida.

A Fondital dispõe de uma gama de bombas de calor denominada PROCIDA, composta por três modelos ar-água que respondem a diferentes necessidades térmicas graças aos seus diferentes modos de funcionamento:

Imagen

- Procida AWM - Monobloco Inverter, para a produção de água para aquecimento, arrefecimento e, com a adição de um acumulador e de uma válvula de 3 vias, para a produção de AQS;

- Procida AWS - Splittata Inverter, para a produção de água para aquecimento, arrefecimento e, com a adição de um acumulador, para a produção de AQS;

- Procida AWS XB - Split com cilindro AQS integrado, para a produção de água para aquecimento e arrefecimento e, com a adição de um acumulador de 190 litros, para a produção de AQS.

Imagen
Para oferecer uma solução completa e eficaz, Procida dispõe também de duas soluções híbridas:

• Procida Hybrid KC - Sistema híbrido compacto com produção instantânea de água quente sanitária: o sistema é composto por uma bomba de calor monobloco ar-água e por uma caldeira de condensação combinada instantânea.

• Procida Hybrid KRB - Sistema híbrico compacto com produção de água quente sanitária com acumulador: o sistema é composto por uma bomba de calor monobloco ar-água, por uma caldeira de condensação só de aquecimento e por um acumulador de AQS.

Como acontece a transição de um gerador para outro?

Um sistema híbrido é equipado com um sistema de controlo eletrónico “inteligente” capaz de decidir qual gerador é mais conveniente de usar. Todo o sistema possui três modos de operação que exploram ambos os geradores:

1. Apenas a caldeira;

2. Sistema híbrido;

3. Apenas a bomba de calor.

A transição de um tipo para outro é baseada numa série de configurações que são fornecidas ao sistema de controlo, tais como:

- Temperatura externa detetada por meio de sonda;

- Temperatura interna necessária;

- O custo de cada kWh de eletricidade utilizado pela bomba de calor;

- O custo de cada metro cúbico de gás utilizado pela caldeira.

A gestão inteligente do sistema escolhe, periodicamente, a fonte menos dispendiosa, entre o gás e a eletricidade, para utilizar na produção de água quente. Desta forma o sistema permite otimizar o consumo de energia, eletricidade e gás, com base nas necessidades reais de aquecimento.
Imagen

Deve-se sublinhar que a eficiência de uma bomba de calor que tem ar como fonte externa, portanto bomba de calor ar-água, não é influenciada apenas pela temperatura externa, mas também pela humidade relativa. Com temperaturas próximas de 0° criam-se condições para a formação de gelo com consequente interrupção temporária do funcionamento da máquina para realizar o degelo (Defrosting). Também neste caso, o sistema de controlo aciona a caldeira que cobre a carga térmica em vez da bomba de calor.

Além disso, sempre no âmbito das poupanças, um sistema fotovoltaico poderia ser combinado com um sistema híbrido; esta escolha traria benefícios adicionais significativos.

Em Portugal, a OLICLIMA é parceira oficial da Fondital/Nova Florida e assegurará os melhores conselhos técnicos e manutenções para os mais variados projetos.

REVISTAS

Siga-nosSoliusPanasonic Portugal

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    23/12/2024

  • Newsletter O Instalador

    16/12/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.novaagora.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial