Realiza-se do dia 17 de novembro, no âmbito da Mais Concreta, feira dedicada ao setor da arquitetura e interiores, o lançamento do primeiro caderno de encargos para arquitetos, livre de petróleo, no caminho da sustentabilidade do setor de arquitetura e construção.
“Este será o primeiro, de um caderno que terá de ir sendo atualizado ao longo dos anos, à medida que surjam novos materiais e novas tecnologias que pretendam contribuir para um planeta livre de petróleo e materiais plásticos. Esta primeira edição é apoiada pela APAL – Associação Portuguesa de Alumínio, porque o alumínio é um material infinitamente reciclável e até já se fabricam caixilharias com alumínio reciclado”, referem da organização.
"A poluição por plástico está por todo o lado, desde esta ínfima expressão microscópica – microplástico – à avassaladora ilha de plástico que flutua no Pacífico e que terá cerca de 1,6 milhões de quilómetros quadrados, o equivalente a 17 vezes o tamanho de Portugal. Na realidade, o ambiente marinho é o maior depósito de lixo plástico em todo o planeta. No setor da construção é utilizado plástico, como o PVC, EPS, XPS e outros, quando há alternativas viáveis", acrescentam.
A Mais Concreta 2023 é um evento especial e exclusivo na área dos acabamentos para a arquitetura, organizado pela Exponor Exhibitions, que irá decorrer no icónico edifício da Alfândega do Porto, reabilitado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura.
O evento será o palco por excelência das últimas tendências, onde arquitetos e designers de interiores podem conhecer as melhores empresas portuguesas que apresentam inspirações para o desenvolvimento de projetos que alavancam o setor.
oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal