Sabia que o tamanho dos frigoríficos contribui para o aumento do desperdício alimentar a nível doméstico? Ou que os bens tecnológicos foram feitos para se estragarem ao final de algum tempo? E ainda que o preço que pagamos pelas nossas coisas é ilusoriamente baixo? Estas e outras perguntas têm reflexão na obra que acaba de ser lançada.
À venda a partir de hoje, dia 23 de junho, o livro quer pôr toda a gente a fazer perguntas e a olhar de forma crítica para a nossa sociedade de consumo. Foi escrito com o intuito de funcionar como um guia, rumo a um futuro mais sustentável e, mais que mostrar os problemas, é um livro que apresenta soluções – umas simples, outras mais complexas – mas todas dependentes de uma única coisa: do impulso e vontade dos cidadãos.
Partindo da premissa de que para proteger precisamos primeiro de conhecer, a autora explora algumas das razões que levaram o Homem a separar-se da Natureza, fala sobre sustentabilidade, recursos e os limites do planeta. Há ainda tempo para desconstruir algumas das principais 'mentiras verdes' e 'verdades feitas' que nos habituamos a ouvir e aceitar, acabando de forma magistral com um conjunto de dicas e boas práticas para começarmos a colocar em prática já hoje.
O estilo de vida atual das sociedades ocidentais está a levar o planeta a um estado de rutura: quanto mais extraímos, produzimos e consumimos, mais frágil se torna e mais comprometido fica o nosso futuro – assim como o das próximas gerações. Todos temos direito a viver num planeta saudável e com um ambiente sadio, assim como o dever de o proteger e de lutar para que isso aconteça. Diminuir o consumo e tentar viver com o mínimo desperdício possível são duas das coisas que pode começar a fazer já hoje, mas será que bastam? Ao longo das páginas deste livro vai ficar a conhecer os principais problemas de cariz ambiental da atualidade, e perceber que, para conseguirmos viver em comunhão com o planeta, precisamos de alterar de forma estrutural o nosso modo de estar na vida – mas não deixe que isso o assuste.
Em 'Defender o Futuro – Manual para o Cidadão Consciente' vai encontrar dicas simples e práticas que o irão ajudar a adotar novas mudanças e comportamentos rumo a um mundo mais sustentável, para que também possa ser um herói pelo planeta. Mas, mais que mostrar os problemas, é um livro que apresenta soluções e que o guia pelos caminhos a seguir. Afinal, está do seu lado dar o primeiro passo. Aceita o desafio?
Leila Teixeira é licenciada em Comunicação e apaixonada pela área ambiental. Após cinco anos a trabalhar numa empresa de consultoria de gestão, decidiu que era hora de trazer o seu lado B para o primeiro plano da sua vida.
É mentora do Âncora Verde, um projeto de educação e sensibilização ambiental, e co-fundadora da Raízes Mag, uma revista online dedicada ao ambiente e à sustentabilidade, que se está a tornar num meio de comunicação de referência em Portugal.
Encontra-se a concluir uma pós-graduação em Ambiente, Sustentabilidade e Educação, pela Universidade de Évora, e a sua vida divide-se entre Portugal e Cabo Verde, onde se encontra envolvida em vários projetos de voluntariado ambiental.
O mote do seu trabalho é comunicar o ambiente de forma simples e para todos, de forma a promover mudanças de comportamento e um impacto positivo na sociedade e no planeta.
oinstalador.novaagora.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal